Wegovy: Novo medicamento para obesidade chega ao Brasil em 2024

O Wegovy, o primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade, recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no início de 2023, no entanto, sua comercialização está prevista para iniciar somente em 2024.

O medicamento, que já está disponível nos Estados Unidos, Dinamarca e Noruega, no entanto, já teve o valor máximo estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Conforme o órgão, a medicação pode atingir até R$ 2.484 nas doses mais altas, dependendo do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de cada Estado. Em São Paulo, por exemplo, essa versão pode ser encontrada por até R$ 2.383,43.

Entretanto, os pacientes terão a possibilidade de encontrar preços mais baixos nos pontos de venda, e também poderão se beneficiar de descontos oferecidos por programas de suporte ao paciente. É importante lembrar que o preço também varia de acordo com a apresentação do medicamento, disponível em versões de 0,25 mg, 0,5 mg, 1 mg, 1,7 mg e 2,4 mg.

Por enquanto, não há expectativa de que o Wegovy esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Prescrição médica

O remédio é indicado sobretudo a pessoas acima de 18 anos, com índice de massa corporal (IMC) inicial maior ou igual a 30 kg/m2 (obesidade) ou maior ou igual a 27 kg/m2 (sobrepeso), na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada com o peso. No entanto, a compra dependerá de prescrição médica. Além disso, o paciente deverá ser orientado a aderir outros comportamentos, como redução no consumo de calorias e prática de exercício físico.

Nos Estados Unidos, por exemplo, onde a droga foi aprovada pela FDA (agência reguladora do país) em 2020, houve problemas de desabastecimento do medicamento. Para evitar estimular ainda mais a demanda, as ações promocionais até foram pausadas por lá. O atraso na chegada do remédio no Brasil é justamente para evitar que isso aconteça por aqui.

A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity). Nele, os pacientes que utilizaram o Wegovy conseguiram uma perda de peso corporal média de 17% em 68 semanas (1 ano e 4 meses), contra 2,4% do grupo placebo.

Além disso, um em cada três pacientes perdeu 20% do seu peso corporal e 83,5% dos pacientes alcançaram uma redução de 5% ou mais com a utilização do medicamento contra 31,1% do grupo placebo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui