A partir de março de 2023, a Avianca começa a operar o voo que sai de Manaus com conexão direta para Bogotá, na Colômbia. Com isso, além da redução no tempo de voo – apenas 4h25 na ida e o mesmo na volta – facilita muito para os que querem usar essa ponte aérea para alcançar outros destinos, como Cartagena, também na Colômbia, e o México. Menos tempo de viagem e, espera-se, preços mais em conta.
Hoje, saindo de Manaus para Bogotá o preço mais em conta é pela Copa Airlines – 7h de voo, com parada no Panamá. A volta mais em conta é pela Latam, 12h a 17h de voo, com parada em São Paulo.
Para quem se animar a programar esse roteiro nas próximas férias, Bogotá é surpreendente, com várias opções turísticas. É uma cidade moderna, cosmopolita, com a parte histórica bem preservada e pulsante e uma rede de bares e restaurantes da melhor qualidade, em especial no bairro Chapinero, onde se concentram, também, as principais boates.
Maior cidade da Colômbia, com 7,4 milhões de habitantes, Bogotá fica a 2.640 metros acima do nível no mar. Seu ponto mais alto, Monserrate, fica a 3.200 metros acima do nível do mar. O acesso ao local é pela estação Las Aguas, onde fica o teleférico que leva até o Santuário do Senhor Caído, no alto da montanha, com vista panorâmica.
A parte histórica fica na região central, no bairro Candelaria. Ali está a Plaza Simón Bolivar e a Catedral de Bogotá, tendo nos arredores museus importantes, como o del Oro, com peças das civilizações pré-colombianas; Casa da Moneda; Botero, com a coleção de obras de arte doadas pelo artista; e La Independencia, com objetos e documentos da independência da Colômbia. Nesse local, também fica o Centro Cultural Gabriel Garcia Márquez.
Na região central da cidade, é de lei o passeio pelos calçadões da Carrera 7. Durante o percurso, você se depara com várias manifestações culturais – bandas tocando, artistas em apresentação solo, dançarinos, palhaços, equilibristas.
Se for a Bogotá, não deixe de dar uma esticada até a Catedral do Sal, que fica a 45 km, no Pueblo de Zipaquirá. A catedral fica dentro de uma mina de sal, a 180 metros abaixo do solo. Algo inusitado e deslumbrante.
Também é tradicional, para quem vai à cidade, degustar o famoso café colombiano. As cafeterias da rede Juan Valdez estão por toda parte.
Patrimônio Mundial
De Bogotá para Cartagena são apenas 1h22 de voo. Situada na costa atlântica da Colômbia, Cartagena das Índias é Patrimônio Mundial pela Unesco, roteiro turístico para quem gosta de boas praias, com visual paradisíaco. Pelas ruas da cidade, os casarões coloridos dão um charme especial e os bares e restaurantes são um convite para uma paradinha para relaxar.
A cidade foi inspiração para pelo menos três livros de Gabriel García Márquez, Prêmio Nobel de Literatura. São eles: “Ninguém Escreve ao Coronel”, de 1961, “O Amor nos Tempos do Cólera”, de 1985, e “Do amor e outros demônios”, de 1994. Em Cartagena, Gabo, como era chamado pelos amigos, começou a escrever “Cem Anos de Solidão”, romance publicado em 1967 e que o consagrou como um dos mais importantes escritores da literatura contemporânea mundial. A casa onde ele morou é ponto de referência no centro histórico de Cartagena, embora não seja aberta à visitação.
Cartagena tem pouco mais de um milhão habitantes e tem duas áreas importantes do ponto de vista turístico: a Cidade Amuralhada, com prédios históricos e cercada por uma muralha com 13 km de extensão; e a área de Bocagrande, região mais moderna e com praia.
Os turistas preferem, entretanto, as praias mais cristalinas e de areia branca que ficam em ilhas próximas, com acesso por lanchas. São 27 ilhas que compõem o Arquipélago do Rosário. A Playa Blanca, na Isla Barú, é a mais famosa e tem local para hospedagem.
Melhor destino em 2022
Para quem quiser esticar viagem, a partir de Cartagena, uma boa opção é o México, eleito o Melhor Destino este ano, pela revista norte-americana “Travel and Leisure”, referência em viagens e turismo no mundo.
A capital, Cidade do México, concentra mais de 9 milhões de habitantes, chegando a 20 milhões na região metropolitana. É um verdadeiro museu a céu aberto, com uma área histórica muito rica e preservada, na região do Zócalo.
Patrimônio da Unesco, o Zócalo é uma área repleta de museus e prédios históricos, antigas construções do povo Asteca e obras dos colonizadores espanhóis. Nessa região estão o Palácio de Belas Artes, o Museu Memória e Tolerância, a Catedral Metropolitana, as ruínas do Templo Mayor e o Palácio do Governo, onde estão os painéis pintados pelo artista Diego Rivera.
Outra região da cidade com grande concentração de turistas é o Paseo de la Reforma, onde fica o Bosque de Chapultepec, local que concentra o Castelo de Chapultepec, o zoológico e o Jardim Botânico. Atravessando a rua, tem os museus Nacional de Antropologia, de Arte Moderna e Rufino Tamayo.
Saindo da parte mais central da cidade, um dos destaques é o passeio pelos canais de Xochimilco, em barquinhos coloridos. Xochimilco é um dos Patrimônios da Humanidade e seus canais, feitos para a agricultura, datam da época em que os Astecas viveram por ali.
O passeio a Xochimilco pode ser feito em dobradinha com a visita ao Museu Frida Kahlo, que fica no mesmo bairro, Coyoacán. La Casa Azul, onde Frida nasceu e morreu, foi transformada em museu, mantendo o mobiliário original, objetos, joias, fotos e livros da artista, preservando a decoração excêntrica e peças inconfundíveis do seu vestuário. Frida é uma artista muito querida dos mexicanos, assim como o marido Diego Rivera.
Um dos passeios imperdíveis para quem vai à Cidade do México é o roteiro que inclui visita às ruínas de Teotihuacán. Trata-se de uma cidade pré-hispânica, Patrimônio da Humanidade.
Nesse esquema de bate e volta, tem várias cidades históricas próximas da capital mexicana que podem ser exploradas. E tem as praias, essas um pouco mais distantes, como Cancun e Acapulco.
Informações sobre o voo da Avianca
Manaus-Bogotá – com saída às 3h30 e chegada às 5h25 – segundas, terças, quintas e sábados.
Bogotá-Manaus – com saída às 22h30 e chegada às 2h25 – segundas, quartas, sextas e domingos.