Vacinação contra Covid-19 vai acontecer em escolas de samba, em Manaus, e a imunização infantil ganha novo ponto

Governo tenta aumentar o número de imunizados. Foto: Lucas Silva/Secom

MANAUS – | Como forma de incentivar a imunização contra Covid-19 na cidade, foi lançada, nesta sexta-feira (28), a campanha “Pra Sambar Tem que Vacinar”. A ação vai acontecer no dia 5 de fevereiro, das 9h às 16h, nas quadras de oito escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Manaus.

Os postos de vacinação serão montados nas quadras das agremiações Unidos do Alvorada, Vila da Barra, Mocidade Independente de Aparecida, Vitória Régia, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade, Grande Família e Sem Compromisso. Serão oferecidas 1ª e 2ª doses para pessoas a partir de 12 anos, além da vacinação de reforço.

A cessão das quadras é uma contrapartida das escolas de samba para a realização de uma live do Carnaval 2022, evento que está sendo operacionalizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, disse que a abertura da campanha vai acontecer simultaneamente, com apresentações dos itens de cada agremiação, como bateria, passistas e mestre-sala e porta-bandeira.

Quem for se vacinar no horário do almoço, receberá marmitas com feijoada, dos restaurantes populares Prato Cheio. Não será possível consumir a refeição no local, para não provocar aglomerações.

A GRES Unidos do Alvorada fica na rua Projetada, nº 1, esquina com o Prosamim, Alvorada – Zona Oeste; GRES Vila da Barra, na avenida Brasil, Compensa – Zona Oeste; GRES Mocidade Independente de Aparecida, na avenida Ramos Ferreira, 102, Aparecida – Centro, Zona Sul; GRES Vitória Régia, na rua Emílio Moreira, Praça 14 – Zona Sul; GRES Andança Ciganos, av. Borba, 1303, Cachoeirinha – Zona Sul; GRES Reino Unido da Liberdade, na venida São João, Morro da Liberdade – Zona Sul, GRES Grande Família, rua Itajubá, 186, São José – Zona Leste; GRES Sem Compromisso, na avenida Margarita, 1033, Cidade Nova – Zona Norte.

Vacinação infantil

Também como forma de ampliar a capacidade de atendimento ao público infantil, neste sábado (29) será aberto mais um local onde as crianças poderão ser vacinadas contra a Covid-19, com atendimento ao público de 5 a 11 anos com comorbidades e deficiências e de 6 a 11 anos sem doenças preexistentes.

O novo ponto vai funcionar no Studio 5 Centro de Convenções, na Zona Sul, de segunda a sábado, das 9h às 16h. Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) aumenta para cinco o total de unidades exclusivas para a imunização das crianças.

O ponto do Studio 5 será coordenado pelo Distrito de Saúde (Disa) Sul e terá 15 postos de vacinação, além dos ambientes de acolhimento e registro. Também haverá espaço de recreação para que as crianças permaneçam, conforme as regras de segurança, por 20 minutos após receberem a dose da vacina.

A meta da prefeitura, como definido pelo Ministério da Saúde (MS), é vacinar 90% da população de 5 a 11 anos, estimado em aproximadamente 260 mil crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui