REDAÇÃO
MANAUS – |Aproximadamente 82 mil crianças entre 3 a 5 anos incompletos estão aptas a tomar a primeira dose da vacina CoronaVac para proteção contra a Covid-19, autorizada no final da última semana pela Agência Nacional de Vigilância da Saúde (Anvisa). A Prefeitura de Manaus, responsável pela imunização na capital, já começou a oferecer a vacina para esse público nesta segunda-feira (18), ampliando a campanha que já vinha sendo realizada para crianças de 5 a 11 anos.
Especificamente para as crianças, a Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo 37 pontos de atendimento, distribuídos em todas as zonas geográficas do perímetro urbano, até a próxima sexta-feira (220. A lista dos locais de vacinação está disponível no site semsa.manaus.am.gov.br e nas redes sociais da Secretaria (@semsamanaus, no instagram, e Semsa Manaus, no facebook).
As crianças devem ser levadas aos pontos de atendimento com a certidão de nascimento ou documento de identificação com foto; com o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS); e com a caderneta de vacinação. Para receber a vacina, a criança deve estar saudável e, no dia em que for vacinada contra a Covid-19, ela poderá receber outras vacinas do calendário infantil, caso haja pendências.
Até agora, segundo dados do Vacinômtero, 136.581 crianças foram vacinadas com uma dose contra a Covid. Mas, 68.105 não tomaram a segunda dose. crianças de 5 anos já vinham sendo vacinadas com a Pfizer pediátrica e as que têm 6 anos ou mais, tanto com a Pfizer pediátrica quanto com a CoronaVac. Agora, o uso da CoronaVac está liberado para crianças a partir dos 3 anos.
FASE LARANJA – Com o aumento de casos confirmados de Covid-19 nos últimos dois meses e, mais acentuadamente, nas duas primeiras semanas de julho, a vacinação de todos os públicos voltou a ser prioridade. A estratégia escolhida pela Prefeitura foi oferecer 85 pontos de vacinação, de 18 a 22 deste mês, localizados em todas as zonas da cidade, com imunizantes para todos os públicos (idosos, adultos e crianças). Estão incluídos nesses pontos de vacinação o Studio 5 Centro de Convenções, localizado no Distrito Industrial, na Zona Sul e o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, que funcionam das 9h às 16h.
Os endereços de cada unidade por zona geográfica estão disponíveis no link: link http://bit.ly/localvacinacovid19, e nas postagens diárias nas redes sociais da secretaria.
VACINÔMETRO – De acordo com o último boletim de monitoramento da Covid-19, Manaus registra 80,1% de cobertura vacinal do esquema primário (2ª dose ou dose única) considerando a população de 5 anos ou mais. Entre a população contemplada com a 1ª dose de reforço (ou terceira dose), com 12 anos ou mais, a capital apresenta uma cobertura de 47%, com aumento da média a partir do final de junho, quando foi recomendada a aplicação do reforço para pessoas a partir de 18 anos.
Vale lembrar que o número de casos de Covid-19 aumentou, em Manaus, em 155% e que a vacinação é importante para prevenir o agravamento do quadro de pessoas contaminadas pelo vírus.