Restaurar o equivalente a 7 campos de futebol na floresta amazônica. Essa é a meta da campanha “Um Gol para Amazônia” que está contando com o apoio do Manaus Airport, administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, membro da rede VINCI Airports. A iniciativa do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) busca sensibilizar a sociedade civil no combate ao desmatamento ilegal aproveitando a Copa do Mundo e a paixão do povo brasileiro pelo futebol.
A ideia é chamar a atenção para a conservação da floresta em pé, pois até setembro de 2022, a área de floresta amazônica derrubada atingiu 9.069 km², o que corresponde a quase oito vezes a cidade do Rio de Janeiro (SAD/Imazon). A parceria está em consonância com o compromisso da rede VINCI Airports com o meio ambiente. A operadora aeroportuária foi pioneira ao se comprometer, em 2016, com uma estratégia ambiental internacional global para atingir a meta de zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.
O Manaus Airport está apoiando o projeto incentivando doações entre seus colaboradores e o público externo. Totens com informações sobre a campanha e com o QR Code para as doações foram posicionados na praça de alimentação, nas áreas de check in, de embarque e área administrativa. A campanha será divulgada, também, nas redes sociais do aeroporto.
As doações serão realizadas pelo sistema referência Doare, acessando doe.idesam.org, nas modalidades PIX, cartão ou boleto. Prezando pela transparência e prestação de contas, será disponibilizada uma página específica da campanha, informando a quantidade de “gols”, ou seja, doações realizadas e o proporcional em plantio de árvores, campos de futebol restaurados e famílias beneficiadas, pelo link idesam.org/um-gol-para-amazonia; constando também um VAR, videoárbitro, demonstrando os valores arrecadados x áreas que serão recuperadas, tendo como base de cálculo o número de 1.000 árvores equivalentes a 1 campo de futebol, no valor de R$40,00 a unidade.
A Diretora-Presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, destaca: “Primar por uma operação com foco na sustentabilidade, promover e apoiar iniciativas de preservação do meio ambiente são grandes preocupações da rede VINCI Airport. Temos uma política ambiental sólida que já começamos a implantar em Manaus e essa campanha está completamente alinhada com nossos objetivos”.
Parceria
Segundo Paola Bleicker, diretora executiva do Idesam, o objetivo é fortalecer a cultura de doações e parcerias em torno da causa socioambiental. “Queremos criar uma grande rede de embaixadores que vão apoiar a campanha, como empreendedores sociais e outros agentes de mobilização que tenham afinidade com as questões socioambientais na Amazônia. O Idesam entrará em campo com um time de peso, para dar um cartão vermelho para o desmatamento ilegal”, disse Paola.
As áreas restauradas com plantio de mudas estão dentro das atividades do Idesam em municípios do interior do Amazonas, como Apuí e São Sebastião do Uatumã. “Com a campanha, queremos impactar produtores rurais, extrativistas e famílias que vivem e sobrevivem da floresta. Ficamos muito contentes em termos a adesão de mais apoiadores na campanha, que são influenciadores e mobilizadores de diversos segmentos. A chegada do Manaus Airport ao nosso time só irá fortalecer ainda mais esse trabalho”, completou Paola.
Sobre o Manaus Airport
O Aeroporto de Manaus, membro da rede VINCI Airports, é administrado pela Concessionária dos Aeroportos da Amazônia desde 12 de janeiro de 2022. Localizado no maior estado do Brasil, o Amazonas, é um dos principais aeroportos da Região Norte do País.
Sobre a VINCI Airports
Maior operadora privada de aeroportos no mundo, a VINCI Airports administra mais de 50 aeroportos em 11 países na Europa, Ásia e nas Américas. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, contribuindo com sua capacidade de investimento e know-how em otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e implantar a transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.