Para não ficar sem sinal, os telespectadores precisam trocar a parabólica tradicional pela nova parabólica digital
O número de idosos no Brasil continua crescendo. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. O principal hobby desses brasileiros se mantém tradicional: assistir à TV.
Uma das companhias das pessoas da terceira idade tem sido a TV aberta. De acordo com levantamento da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem os canais tradicionais de televisão.
A dona de casa Raimunda Auxiliadora Brito de Souza, que mora em Manaus, é telespectadora assídua da TV. Para ela, é por meio dos programas de TV que se informa e se diverte também, assistindo às novelas e outras programações. “Dificilmente alguém vai chegar em casa e ver a televisão desligada. Faz parte do dia a dia”, disse.
Para não ficar sem acompanhar os programas, dona Raimunda Auxiliadora teve sua nova parabólica digital instalada, já que o sinal da parabólica tradicional está prestes a ser desativado. Segundo ela, a experiência de assistir TV ficou ainda melhor com o novo equipamento. “Assim que soube que ia ser necessário trocar o aparelho por um mais moderno entrei em contato com a Siga Antenado. A troca foi super rápida. O técnico deixou pronta para assistir”, destacou.
Instalação gratuita
Raimunda Auxiliadora faz parte das famílias do Amazonas, beneficiária de programas sociais do Governo Federal que têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. Os critérios para ter direito são: fazer parte de programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter a antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se têm direito, os interessados precisam entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.
Criada por determinação da Anatel, a Siga Antenado é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku).