TURISMO: Cartilha será lançada em junho com orientação ao Plano Diretor dos municípios Turismo

DA REDAÇÃO

BRASIL – | Explorar a atividade turística de maneira ordenada e responsável é a meta que o Ministério do Turismo, por meio de sua Coordenação-Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo, se propôs e está levando para os municípios de cada região do Brasil. O trabalho será concretizado na Cartilha de Plano Diretor Orientado ao Turismo, na forma de e-book ou livro digital, que deve ser lançado ainda este mês, em parceria com a Universidade de Brasília (UNB).

Antes de seu lançamento nacional, o Ministério do Turismo e a UnB realizam desde segunda-feira (30), oficinas para os gestores das cinco macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

“Este é um instrumento estratégico para o desenvolvimento do Turismo em nosso país. O Plano Diretor permitirá que o turismo cresça de maneira ordenada, permitindo que os gestores compreendam o papel do turismo na economia local. Por esse motivo é crucial a participação desse público em nossas oficinas”, comentou o ministro do Turismo, Carlos Brito.

A ideia do plano é instituir uma organização para contribuir para que os municípios tenham um desenvolvimento melhor para o turismo, com ordenamento para concessões e parcerias, entre outros benefícios.

“Esperamos instituir melhor a possibilidade de ordenamento e consquentemente melhoria para o usuário. Nos próximos dez anos, os municípios desenvolverão seus Planos Diretores para colocar em prática as técnicas”, ressaltou Ronei Fonseca, do MTur/DOPC, durante abertura realizada online no canal do YouTube da UNB.

Oreni Braga, diretora de Turismo da Manauscul. FOTO: Divulgação/Manauscult.

MANAUS – A Prefeitura de Manaus, via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), participou, da oficina virtual do Ministério do Turismo (MTur) e da Universidade de Brasília (UnB) sobre a Cartilha de Plano Diretor Orientado ao Turismo, a ser lançada nacionalmente, na forma de e-book, até o fim do mês. O evento, on-line para os gestores de turismo da região Norte do país, foi para garantir que a metodologia proposta seja compreendida pelas comunidades do segmento.

De acordo com a Diretora de Turismo da Manauscult, Oreni Braga, a ação do Ministério do Turismo busca garantir o fortalecimento do setor, em especial na retomada das atividades turísticas no pós-pandemia, além de permitir o desenvolvimento ordenado da atividade turística em todo o país.

 
“A cartilha do Ministério do Turismo e UnB vai nós orientar no desenvolvimento do potencial turístico de Manaus, para que possamos direcionar a política urbana em favor do fortalecimento do setor de turismo, possibilitando o desenvolvimento sustentável; a geração de renda e empregos; a garantia da acessibilidade; e a vitalidade dos espaços urbanos turísticos na nossa cidade”, comentou a diretora.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS