TRABALHO: Incentivos podem aumentar a produtividade e motivação dos profissionais

Empresas e setor público têm o desafio de criar melhores ambintes de trabalho e oferecer mais incentivos. FOTO: Reprodução.

MANAUS – |Com profissionais cada vez mais qualificados e criteriosos no mundo corporativo, as empresas e o setor público têm vivido uma nova tendência: criar melhores condições de trabalho e oferecer benefícios diferenciados que ultrapassem a mera oferta de auxílio-alimentação e saúde, com a finalidade de atrair e reter os melhores talentos disponíveis no mercado.

De acordo com um relatório feito pela Zendesk Customer Experience Trends Report, publicado no ano passado, pelo menos 68% dos profissionais relatam estarem cansados no ambiente de trabalho, principalmente em decorrência do esgotamento emocional causado pela pandemia. O mesmo estudo aponta que 60% dos gestores sentem-se motivados a melhorar a flexibilidade e os benefícios dos colaboradores.

Por isso, muitas empresas e órgãos públicos de todo o país passaram a adotar horários alternativos de trabalho, ampliação da licença-paternidade, incentivo ao teletrabalho e, no setor privado, já iniciaram estudos sobre a semana de trabalho quatro dias, prática que vem sendo testada em vários países da Europa. Tudo isso visando atingir maiores índices de motivação e produtividade, uma vez que o mundo corporativo pós-pandemia escancarou o colapso do regime de trabalho tradicional fortemente marcado pela presença física.

Para o Presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amazonas (SINDSEMP-AM), Marlon Bernardo, com um padrão de atuação diferente, no qual evita-se o contínuo apontar de erros, o sindicato dos servidores do MPAM adota uma postura mais construtiva e harmônica, buscando o desenvolvimento institucional por meio do oferecimento de soluções para a gestão do órgão.

“Dentre as medidas, o SINDSEMP-AM já sugeriu a adoção de atendimento e acompanhamento psicológico online para membros e servidores, regulamentação de condições diferenciadas para gestantes e lactantes, adesão do MPAM à Escola Virtual de Governo, simplificação dos procedimentos de férias, melhoria do fluxo de avaliação de desempenho e, por fim, dá total apoio aos projetos e campanhas da Instituição, tais como: Projeto Amigo Solidário e campanha contra o Assédio Moral”, afirmou.

Sobre os benefícios oferecidos, o SINDSEMP-AM busca elaborar estudos para adequação e atualização de direitos, bem como melhorar aqueles já garantidos por lei, tornando-os compatíveis com os praticados por outros órgãos públicos. O sindicato adotou uma estratégia de mercado para aliviar os orçamentos dos seus filiados: construir uma rede de descontos nos mais diversos estabelecimentos comerciais para reduzir o impacto do aumento de preços e, ao mesmo tempo, proporcionar maior satisfação e senso de pertencimento ao sindicato e ao MPAM.

Atualmente, o SINDSEMP-AM é um dos sindicatos que mais oferecem vantagens para os seus filiados no país, tanto em comércio eletrônico quanto com empresas locais. Essa relação pode ser conferida no site www.clubesindmais.com.br.

A atual gestão do SINDSEMP-AM busca construir um dos maiores clubes de vantagens do Amazonas. Para atingir esse objetivo, aliou-se à empresa MarktClub Social Business (o maior clube da América Latina – sediado em Brasília), à Gympass (um das maiores plataformas de saúde e bem-estar), além de firmar parcerias inéditas com mais de 50 empresas locais.

“Nossos filiados têm hoje uma série de produtos e serviços com descontos, abrangendo escolas, creches, cursos de idiomas, academias, clínicas especializadas de saúde, seguros de vida e residencial, cinema, restaurantes, óticas, hotéis e até passagens aéreas. O SINDSEMP-AM tem uma visão forte e clara: ser líder em parcerias no Amazonas, elevando assim os próprios servidores do MPAM e as empresas parceiras através de um ecossistema de negócios amplo e saudável”, assegurou Marlon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui