MANAUS – |Parada desde 2020 por conta da pandemia de Covid-19, a Temporada de Cruzeiros está de volta em todo o país. A presença dos grandes navios com turistas estrangeiros começou em novembro e se estende até maio do próximo ano e a expectativa e que passem pelo Amazonas mais de 17 mil turistas com movimento de, aproximadamente, R$ 7,7 milhões.
Nesta terça-feira (29) um desses navios – o Seven Seas Navigator – atracou no porto de Manaus com 490 passageiros e 340 tripulantes. Primeiro ele realizaram uma parada na Boca da Valéria, em Parintins e, em seguida, desembarcaram em Manaus. No retorno eles fazem a última parada, no porto de Parintins. Até o final do ano, outros dois transatlânticos chegarão ao Amazonas. Na quinta-feira (1º de dezembro) chega o o Volendam, com 1.718 turistas e no dia 28 de dezembro é a vez do MS Marina, com 1.300 passageiros.
Segundo o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio, houve uma articulação do Governo do Estado com órgãos de todas as esferas para realizar os preparativos necessários para a retomada da temporada de cruzeiros.
O transatlântico Seven Seas Navigator, com 173 metros de comprimento e bandeira bahamense, trouxe turistas vindos dos Estados Unidos, Inglaterra e Canadá. A embarcação partirá nesta quarta-feira (30/11).
Brasil – A Temporada de cruzeiros deverá ter 43% a mais de passageiros, em relação a última temporada realizada (2019/2020), com aproximadamente 674 mil passageiros para destinos dentro e fora do país, de acordo com as estimativas da Associação Brasileira de Navios Cruzeiros – braço nacional da Cruise Lines Internacional Association (CLIA).
O país vai receber 35 embarcações de longo curso, que saem de destinos internacionais, param no Brasil e seguem seus itinerários. Elas farão 309 paradas em 45 destinos, como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, com grande expectativa de impacto econômico local.
Já os navios de cabotagem partirão dos portos de Itajaí, em Santa Catarina, Maceió, em Alagoas, Rio de Janeiro, Salvador, na Bahia, e Santos, em São Paulo. As embarcações percorrerão 160 roteiros e 486 escalas em 17 destinos; 14 nacionais e três fora do país – Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai.
Em 2022, a temporada de cruzeiros foi retomada no dia 5 de março, devido à melhora do cenário epidemiológico no país. A volta das viagens aconteceu após seguidas suspensões. No dia 31 de dezembro de 2021, a Anvisa recomendou a suspensão temporária dos cruzeiros, com previsão inicial de retomada para o 21 de janeiro de 2022.
Já no dia 12 de janeiro, a agência de saúde recomendou ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros por conta da evolução dos casos de Covid e, em especial, ao “aumento vertiginoso do número de casos em embarcações”.
A suspensão foi estendida voluntariamente pelas companhias para o dia 4 de fevereiro, depois para o dia 18 do mesmo mês, e enfim, para o dia 4 de março.