Tempo fechado! Por que chove tanto no Amazonas?

Muitos amazonenses têm questionado o motivo do constante tempo fechado e das chuvas excessivas nos últimos meses. Pelo ponto de vista científico, o Amazonas está na estação do verão, porém, nesta época do ano, ocorre o “inverno amazônico”, expressão que se popularizou nessa época incomum.

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), afirma que as chuvas na capital, no mês de fevereiro, variam de 222 a 306 mm, medição que considera a altura entre o solo e a lâmina d’água. O órgão certifica que um dos fatores que explica a chuva excessiva é a presença da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que torna o início de 2023 extremamente chuvoso em diversas regiões do país.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), garante que as chuvas acima da média são ocasionadas pelo fenômeno La Niña. Esse fenômeno natural é caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, que impacta os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo o Estado do Amazonas.

O INMET utiliza três cores (amarelo, laranja e vermelho) para determinar a gravidade dos fenômenos climáticos no Brasil. Confira o que cada uma significa.

Alerta amarelo: risco moderado

O alerta amarelo sinaliza a chance de chuvas com 50 mm por dia ou 30 mm por hora. Isso significa que ainda não há risco de tempestade, apesar da velocidade dos ventos poder chegar a 60 km/h, podendo ocasionar acidentes.

Alerta laranja: risco alto

No alerta laranja, há alto risco de chuvas. Quando isso acontece, pode haver até 60 mm de chuva por hora e até 100 mm diários. A velocidade dos ventos pode variar de 60 km/h a 100 km/h. Nestes casos, há maior risco de alagamentos, corte de energia e temporais com potencial para causar estragos.

Alerta vermelho: risco muito alto

O alerta vermelho indica a chegada de chuvas torrenciais e tempestades intensas. Quando este alerta for acionado, é preciso se preparar para 60 mm de chuva por hora ou 100 mm por dia. Isso aumenta os riscos, que incluem transbordamento de rios, desabamentos e inundações.

Amanhã

Na sexta (10/02), a previsão do tempo para a região será de Sol com algumas nuvens, chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Em caso de emergência, o órgão orienta que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193.

Para mais informações diárias, consulte o site da INMET: https://portal.inmet.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui