SUSTENTABILIDADE: Fórum de Desenvolvimento será instalado com missão de elaborar plano estratégico

A idéia é elaborar um planejamento estratégico para o uso sustentável dos recursos do Amazonas. FOTO: Reprodução.

MANAUS -| A elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento sustentável é a principal missão estabelecida para o Fórum Permanente que terá sua primeira atuação nos dias 20 e 21 de junho, durante a realização da 296ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Amazonas (Codam). O plano deverá estabelecer as diretrizes para diversificar a economia do Estado, fortalecendo as matrizes econômicas com as atividades que hoje apresentam potencial econômico.

O Fórum é uma realização do governo do Estado, por meio por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e será realizado a partir de 8h30 no salão Rio Solimões do Palácio Rio Negro, Centro, na zona sul.

O Fórum foi desenhado para discutir e criar alternativas que gerem ocupação e renda para a população da capital e do interior, fortalecendo e complementando a economia do Polo Industrial de Manaus (PIM). Para o interior, a ideia é trabalhar a expansão de lavouras industriais (cacau, café, açaí e outras culturas), assim como, incentivar o uso sustentável dos recursos naturais, a exemplo do manejo florestal sustentável.

Para o titular da Sedecti, Angelus Figueira, os novos vetores que serão discutidos, no Fórum, podem mudar o rumo da economia do estado a curto, médio e longo prazo.

“Vamos trabalhar para construir um Fórum de discussão permanente para que seja possível investir nos potenciais que temos. Vamos focar em vetores que possam não só dinamizar nossa economia, mas também, fortalecer caminhos como a bioeconomia, o manejo florestal sustentável, a indústria de petróleo e gás, a mineração sustentável e a economia criativa. Tudo, é claro, com muita responsabilidade ambiental e dentro do que a Lei permite”, resumiu Figueira.

Parcerias – O evento conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Agência de Cooperação Técnica Alemã – GIZ, além da participação de instituições de todos os segmentos público e privado que promovem, direta e indiretamente, a economia do estado, assim como, a presença de empresas com potencial investidor.

A programação inclui a realização de palestras e exposições divididas em seis eixos: Polo Industrial de Manaus; Comércio, Serviço e Turismo; Serviços Florestais; Mineração, Óleo e Gás; Agropecuária Sustentável; Bioeconomia e Inovação.

O fórum contará com a presença dos representantes empresarias e de trabalhadores dos segmentos de indústria, comércio, agricultura, pecuária, além de representantes dos órgãos de governo afins como Amazonastur, Sepror, Cultura e Economia Criativa, PGE, e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amazonas (SAF/Mapa).

Também confirmaram presença instituições de ensino, pesquisa e assistência ao produtor, UEA, Ufam, Ifam, Inpa, CBA, Embrapa, idam, prefeituras e associações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui