SURF: Filipe Toledo vence final brasileira e conquista título inédito na Liga Mundial

Em escala ascendente nos últimos mundiais, Felipe Toledo conquista o título derrotando o atual campeão olímpico. FOTO: 2022 World Surf League

MUNDO – |Felipe Toledo é o campeão da Liga Mundial de Surfe (WSL), título conquistado em uma final brasileira, tendo como adversário o atual campeão olímpico, Ítalo Ferreira, na quinta-feira (8), em Lower Trestles, San Diego, Califórnia. Competindo em casa, o maior pontuador da temporada venceu o circuito pela primeira vez na carreira, o quarto título seguido de um brasileiro.

Em 2021, Filipe Toledo ficou de fora dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, mesmo sendo um dos melhores surfistas do mundo, devido ao limite de dois competidores por país. Na temporada seguinte, ele se tornou o número 1 do mundo ao vencer a Liga Mundial de Surfe (WSL) 2022 nesta quinta-feira, 8 de setembro, em Lower Trestles, nos EUA.

Filipinho, de 27 anos, levou o título inédito onde mora e em uma final 100% brasileira, contra o medalhista Olímpico de ouro Italo Ferreira. Este foi o quarto título consecutivo da Brazilian Storm na WSL, após os de Gabriel Medina em 2018 e 2021 e o de Italo em 2019.

“É um alívio. Foram nove anos de trabalho duro. Ver essa alegria na minha família é demais. Passei por muitas coisas nas últimas três semanas. O Italo disse que não facilitaria para mim e ele estava certo”, disse Filipe ao sair da água.

Filipe já mostrava nas últimas temporadas que estava pronto para um título. Ele foi terceiro em 2018, quarto em 2019 e vice-campeão em 2021, antes de enfim segurar o troféu da WSL.

A temporada do surfe chegará ao seu ápice com os Jogos Mundiais ISA 2022, de 16 a 24 de setembro, em Huntington Beach, na Califórnia, nos EUA, com as primeiras vagas Olímpicas do surfe em jogo para Paris 2024.

Os países terão a chance de assegurar uma vaga extra para Paris 2024, dando a oportunidade ao Brasil de levar três surfistas por gênero, em vez de dois, como em Tóquio 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui