Sinepe Amazonas destaca que parceria do estudante com a escola vai além do aprendizado

MANAUS – |Nesta quinta-feira (11), o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) parabeniza todos os estudantes pelo seu dia. A entidade ressalta que a parceria do estudante e escola vai além da aprendizagem e, que, também contribui para a transformação social de crianças e adolescentes.

A presidente do Sinepe-AM, Laura Andrade, destaca que é com a ajuda da escola que o estudante passa a desenvolver suas percepções de mundo. E isso é feito no dia a dia na sala de aula, por meio de eventos, diálogos e questionamentos, e não apenas por livros e avaliações.

“Há momentos e experiências que somente o ambiente escolar pode proporcionar, seja através de brincadeiras, atividades em grupo e, principalmente, com a convivência e a diversidade de crianças e adolescentes, o que ajuda a desenvolver empatia, autoconhecimento e cooperação”, destacou a presidente do Sinepe-AM, Laura Andrade.

Ela ainda cita como exemplo a experiência que os estudantes vivenciaram durante os picos de transmissão da Covid-19, em que as escolas precisaram suspender as aulas presenciais para prevenir a contaminação da doença.

“Durante esse período de isolamento social houve um aumento significativo de estresse, ansiedade e depressão, além da piora no desenvolvimento cognitivo em crianças e adolescentes”, disse a presidente do Sinepe-AM.

Em números

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a rede particular de ensino do Amazonas possui mais de 90 mil estudantes matriculados, da creche à educação profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui