Serviços essenciais, comércio e feiras terão horários diferenciados no Natal e Ano Novo

Galeria dos Remédio funciona sexta (24) e retorna na segunda (27). Foto: Alex Pazzuelo/Semcom

MANAUS – | Os serviços públicos essenciais serão mantidos à população no período das festividades de fim de ano, durante o ponto facultativo dos dias que antecedem o Natal e o Réveillon, 24 e 31 de dezembro, conforme o Diário Oficial do Município (DOM). Serviços de saúde, limpeza, comércio no Centro e shoppings, hemocentro, entre outros, terão horários diferenciados. Confira a seguir:

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, a Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajóz, na avenida Brasil, bairro da Compensa, Zona Oeste, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atenderão normalmente, em regime de plantão.

Também estará funcionando neste período a Clínica da Família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, Lago Azul, Zona Norte, no horário das 9h às 18h.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), inclusive as que funcionam em regime de horário estendido, terão seus atendimentos suspensos, retornando às atividades de rotina na segunda-feira (27).

Estado

As 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), na capital, funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas.

Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova -, além do serviço de emergência do Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro (CPER).

Os SPAs e as UPAs atendem casos de urgência de baixa e média complexidade. Para casos graves, os seis prontos-socorros, sendo três adultos e três infantis, estarão em funcionamento normal. O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do Estado.

No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência funcionando diariamente em regime de plantão 24 horas.

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) e Policlínicas, retornam às atividades nos dias 27 de dezembro e 3 de janeiro.

Os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas, com retorno dos atendimentos ambulatoriais e laboratoriais nos dias 27 de dezembro e 3 de janeiro.

Hemocentro

A coleta de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) funcionará normalmente nesta sexta-feira (24), das 7h às 16h. Nos dias 25 e 26 de dezembro não haverá funcionamento. Na sexta-feira (31), o hemocentro estará aberto das 7h às 16h. Nos dias 1º e 2 de janeiro não haverá coleta.

Limpeza

Nesta sexta (24) e sábado (25), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) seguirá em ritmo de plantão para serviços de coleta e varrição.

Comércio

A galeria Espírito Santo, na rua Joaquim Sarmento, Centro, na sexta-feira (24), funciona das 8h às 19h. No sábado (25), não funciona e, no domingo, abre das 8h às 14h.

A Galeria dos Remédios, na rua Miranda Leão, na sexta (24) funciona das 8h às 19h, retornando depois somente na segunda-feira (27). O shopping Phelippe Daou, na avenida Camapuã, Zona Leste, na sexta-feira (24) abre das 8h às 19h. Retoma suas atividades no domingo (26), das 8h às 14h.

Já o Mercado Municipal Adolpho Lisboa tem funcionamento normal nesta sexta-feira (24), das 6h às 17h. Nos dias 25 e 26, funciona somente das 6h ao meio-dia.

Feiras

Nas quatro principais feiras abastecedoras de Manaus, os horários são os seguintes:

Feira Municipal Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e Feira Municipal da Banana – as duas no Centro, das 2h às 18h no dia 24 e, no sábado, até meio-dia.

Feira Municipal do Produtor, da Zona Leste, funciona das 4h às 18h, no dia 24, e, no feriado de Natal, somente até às 12h.

A Feira Municipal da Panair, bairro de Educandos, Zona Sul, por conta do terminal pesqueiro, funciona 24 horas por dia, mas, no dia 25, as atividades encerram ao meio-dia.

Shoppings

Os shoppings da cidade que atendem nesta sexta-feira, das 9h às 18h, com lojas e praça de alimentação abertas são: Amazonas Shopping, Ponta Negra, Manaus Plaza, Sumaúma e Via Norte.

Das 9h às 17h: Manauara Shopping e Millennium Shopping. O São José abre das 8h às 18h e o Studio 5 das 10h às 18h.

No dia 25, os shoppings, em sua maioria não abre as lojas, apenas a praça de alimentação funciona. São eles: Amazonas Shopping e Manauara, do meio-dia às 22h (abertura facultativa das lojas).

O Manaus Plaza, Ponta Negra, Via Norte e Sumaúma informaram que as lojas não abrirão e na praça de alimentação a abertura é facultativa.

O Millennium Shopping não funcionará, assim como o São José. Já no Studio 5, as lojas funcionam das 14h às 21h (abertura facultativa) e praça de alimentação das 12h às 21h (abertura facultativa).

Cartórios

Os Cartórios de Registros e de Notas do Estado Amazonas estarão fechados nos dias 25 dezembro e 1º de janeiro. Já nos dias 24 e 31 deste mês, o expediente é facultativo, a critério do titular da unidade. Para verificar se o cartório funcionará, basta entrar em contato com a unidade em questão, no site https://anoregam.org.br/cartorios/. Após o Ano Novo, o expediente normal — das 9h às 17h – é retomado somente no dia 3 de janeiro de 2022.

Os Cartórios de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) de Manaus seguem em revezamento durante feriados e finais de semana, garantindo à população o serviço de certidão de óbito. Nos dias 24, 25, 26 e 31 de dezembro, o 8º RCPN, localizado na avenida Constantino Nery, receberá as solicitações. Já nos dias 1º e 2 de janeiro, o 9º RCPN, no bairro Cidade Nova, estará de plantão.

Considerados serviços essenciais para a população pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as 98 unidades, presentes em todos os municípios e distritos do Estado, seguirão prestando atendimento à população.

Entre os serviços essenciais prestados pelos Cartórios estão os registros de nascimentos e óbitos, casamentos, testamentos, escrituras públicas, registro de propriedades, registro de documentos e pessoas jurídicas, entre outros. Em algumas localidades, a critério do responsável pela unidade, o horário poderá ser reduzido, motivo pelo qual é importante consultar previamente o horário de funcionamento do cartório da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui