Serasa lança Manual do Endividado para ajudar consumidores a conhecerem seus direitos

Guia de 33 páginas visa auxiliar inadimplentes sobre garantias na hora de negociar e traz dicas para a saúde financeira

Numa ação conjunta com o Feirão Limpa Nome, cujas negociações especiais e descontos de até 99% se encerram no próximo dia 31 de março, a Serasa lança o Manual do Endividado. O guia foi produzido para levar informações aos mais de 70 milhões de inadimplentes, número recorde registrado no país em janeiro.

Com destaque para os direitos e os deveres dos consumidores, o documento traz pelo menos 15 dicas para evitar ou mitigar as consequências dos obstáculos financeiros trazidos pelas contas atrasadas.

O Manual também aborda a nova Lei do Superendividamento. Em vigor desde 1º de julho de 2021, a Lei 14.181 tenta proteger o consumidor que perdeu momentaneamente a capacidade financeira de quitar seus débitos. A Lei do Superendividamento permite ao consumidor renegociar dívidas com todos os credores ao mesmo tempo, mantendo um valor reservado ao “mínimo existencial”, isto é, condições básicas de existência, como moradia e alimentação.

Produzido com acompanhamento de especialistas em finanças pessoais, o Manual diferencia os principais tipos de dívidas existentes, como os débitos adquiridos via cartão de crédito, empréstimo pessoal, financiamento imobiliário, cheque especial e a chamada Dívida Ativa, que engloba débitos com impostos e demais pagamentos aos governos.

Embora o pagamento dos débitos seja um dever da pessoa que adquiriu o crédito, os endividados também têm inúmeros direitos assegurados por lei, como o direito à negociação do débito junto à instituição credora, à cobrança de forma respeitosa e ao acesso às informações da dívida de forma transparente.

“A Serasa tem o máximo interesse que os consumidores conheçam seus direitos e as ferramentas para sair do endividamento. A vida é constantemente imprevisível e situações inesperadas podem ocorrer, mas conhecimento e informação são bases fundamentais para que as pessoas realizem sonhos e projetos sem comprometer o orçamento”, explica Diego Santos, Gerente de Consumidor da Serasa.

Feirão Serasa Limpa Nome

Considerado pelos brasileiros como uma das principais formas de quitação de dívidas e reinício de vida financeira, o Feirão Limpa Nome se estende até 31 de março. Esta edição extraordinária de março reúne um mutirão de 506 empresas dispostas a oferecer uma série de facilidades, como os descontos de até 99%, pagamento via Pix e o nome limpo na hora.

São empresas de inúmeros segmentos, como bancos, securitizadoras (empresas que compram dívidas), financeiras, empresas de telefonia, varejo, universidades e outros que estão disponibilizando 365 milhões de ofertas – sendo que mais de 100 milhões desses débitos poderão ser quitados por até R$ 100.

Como negociar no Feirão Limpa Nome

· Site: www.serasa.com.br

· App Serasa no Google Play e App Store

· Ligação gratuita 0800 591 1222

· WhatsApp 11 99575–2096

Também é possível realizar a consulta e a negociação das dívidas presencialmente nas mais de 11 mil agências dos Correios distribuídas pelo país que oferecem as mesmas condições mediante o pagamento de uma taxa de R$3,95.

Veja como renegociar pelos canais da Serasa

Site: Como negociar pelo site Serasa

Aplicativo Serasa: Como negociar pelo aplicativo Serasa

WhatsApp Serasa: Como negociar pelo WhatsApp Serasa

Telefone Serasa: Como negociar pelo telefone Serasa

Jéssica Vasconcelos
Jéssica Vasconcelos
Formada em Jornalismo, com especialização em Assessoria de Imprensa. Atua há 10 anos no mercado, com passagens por jornal impresso e assessorias de imprensa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui