Rui Machado abre exposição ‘Ritos’ em meio a amigos e amantes da arte

O artista plástico amazonense Rui Machado apresenta sua maior exposição de pinturas até agora na galeria do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU), em Manaus. “Ritos” leva os espectadores a uma jornada única pela exuberância da região e revelando a alma amazônica através da arte.

Na noite dessa quinta-feira (6), Rui Machado reuniu os amantes da arte para apreciar 70 obras inéditas, quantidade nunca exposta pelo artista – que celebrou seus 40 anos de carreira nas artes plásticas no ano passado, no palco do Teatro Amazonas. O evento aconteceu a convite de Luis Fabian Pereira Barbosa, presidente da instituição. A data marcou ainda os 67 anos da fundação do ICBEU.

Segundo o artista, a exposição no ICBEU é um marco significativo em sua carreira, representando um momento de consolidação e reconhecimento de trabalho árduo. Com o conjunto de pinturas inéditas, Rui transporta o público para um mergulho nos cenários amazônicos.

“Há mais de 40 anos venho fazendo essa caminhada no mundo das artes, e hoje, me sinto realizado por este momento que estamos celebrando. Essa mostra, que batizei com o título de ‘Ritos’, apresenta várias visões pessoais de diferentes situações da realidade amazônica, sejam elas de cunho político, social ou cultural”, explica.

O artista plástico conta que ao longo dos quase quatro anos em que criou os quadros para a exposição, o período de isolamento social da pandemia da Covid-19 foi o mais desafiador de sua carreira, ao mesmo tempo em que aflorou ainda mais seu lado artístico, usando a pintura como aliada para conseguir passar pelo período, além de refletir sobre os rumos da humanidade.

“Usei minha arte para superar aquele momento sombrio. Tive muitos problemas e a pintura me ajudou a superar todos eles, então eu só agradeço ao universo por tudo que conquistei e tenho conquistado nos últimos anos”.

Além da maestria técnica, Rui Machado também é um defensor da preservação ambiental. Ele entende que sua arte é uma forma de educar e conscientizar as pessoas sobre a importância da proteção da Amazônia. Por meio de sua expressão artística, Rui Machado afirma que espera que a exposição “Ritos” desperte o amor e o respeito pela natureza, encorajando ações em prol da conservação ambiental.

“Acredito que um quadro, além de ser um elemento figurativo, quando acompanhado de uma dose de instigação por parte do artista, faz com que quem observe, reflita sobre suas ações e do entorno onde vive, contribuindo para uma sociedade melhor, com mais amor, igualdade, responsabilidade e respeito. Com este propósito, espero que minha arte, em cores, continue reverberando pelo mundo”, conta o artista.

Rui Machado

O artista plástico realizou sua primeira exposição em 1982 no hall do Teatro Amazonas, com o nome “Travessia”, com apoio do jornalista Carlos Aguiar e apresentação do artista plástico Moacir Andrade. Seu primeiro prêmio de pintura veio no mesmo ano com o “Quadro Travessia”. Em 1984 lançou o livro “Anjos e Mistérios”, com apresentação da escritora Cacilda Barbosa e orelha assinada por Áureo Mello.

Em 2017, ganhou seu primeiro prêmio de música, com a canção “Remando Estrelas”, em parceria com Valdo Cavalcante. Em 2022, Machado completou 40 anos de carreira nas artes plásticas, no palco do Teatro Amazonas. No ICBEU, é a terceira vez que o artista expõe suas obras de arte.

Exposição de pinturas: “Ritos”

Artista: Rui Machado
Quando: 7 de julho a 4 de agosto (De segunda a sexta-feira)
Onde: Galeria de Arte do ICBEU Manaus
Endereço: Av. Joaquim Nabuco, 1286 – Centro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui