A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PC-RS) iniciou uma operação especial de busca por pessoas desaparecidas após os temporais que causaram ao menos 46 mortes no estado. A Operação Desaparecidos tem como objetivo determinar o número exato de pessoas não localizadas e ajudar nas buscas.
Segundo um boletim da Defesa Civil divulgado às 7h desta segunda-feira (11), os maiores números de vítimas foram registrados nos municípios de Muçum (16) e Roca Sales (11).
Drones estão sendo usados para auxiliar na identificação das vítimas, além de aeronaves, cães de buscas e equipamentos dos governos Estadual e federal. Segundo os bombeiros, a maioria das pessoas morreu afogada ou arrastada pela correnteza.
Ao todo, o estado tem 340.918 pessoas afetadas, 20.490 desalojadas e 4.794 desabrigadas. Para ajudar, o Executivo gaúcho estabeleceu uma chave PIX (CNPJ) de conta bancária para receber as doações de quem deseja auxiliar às vítimas das enchentes.
- PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
- CNPJ: 92.958.800/0001-38
- Banco do Estado do Rio Grande do Sul
Ainda há previsão de novos temporais no estado nesta segunda-feira (11). A PC-RS pede a colaboração da população para que informe à polícia qualquer informação sobre pessoas desaparecidas.
Os policiais atuam nos sete municípios mais afetados pelas inundações -Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum e Roca Sales. Dez equipes foram formadas, com um total de 35 policiais de Porto Alegre e 83 da região do Vale do Taquari, a mais prejudicada pelas chuvas dos últimos dias.
“Estamos em busca de precisão dos números de desaparecidos, mas também estamos trabalhando em estreita colaboração com outras instituições. Vamos compartilhar nossos números para que todos possam acessar as informações necessárias”, afirmou o chefe da Polícia Civil, Fernando Sodré.
Conforme as autoridades locais, muitos moradores perderam todos os documentos -inclusive as certidões de nascimento ou casamento, necessárias para a emissão do documento de identidade. Por isso, o Instituto-Geral de Perícias (IGP) está realizando um mutirão para a confecção gratuita de carteiras de identidade para as pessoas afetadas pelas enchentes. O instituro está em contato com cartórios para que novas certidões sejam emitidas.
Em Muçum, o posto de atendimento vai funcionar em uma sala anexa ao atendimento no Hospital Municipal. Em Roca Sales ficará no Centro de Referência de Assistência Social.
Nos mesmos postos montados nas duas cidades, as pessoas que tiverem familiares desaparecidos poderão fornecer amostras de material genético para exames de DNA. As amostras serão inseridas no Banco de Material Genético do IGP para comparações com a base de dados, o que pode facilitar a identificação de vítimas encontradas.
No domingo (10), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou o repasse de R$ 741 milhões para cidades atingidas pelo ciclone extratropical no Rio Grande do Sul.