MANAUS – |Neste domingo (17), das 8h30 às 13h30, acontece a prova da terceira etapa do Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2022, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Uma boa noite de sono, alimentação leve, hidratação, e programar-se para chegar com antecedência são algumas dicas do professor André Barroso, do Vetor Centro de Estudos, aos candidatos.
“É essencial que o candidato organize seu horário, para evitar atrasos ou perder a prova. Minha recomendação é, na véspera, fazer o trajeto até o local da prova, se possível no mesmo horário, para assim ter certeza de quanto tempo leva para chegar e se programar para sair mais cedo”, explica Barroso.
Outra dica é apostar em uma alimentação leve e evitar comer pratos gordurosos ou experimentar algo que nunca comeu antes, para não correr o risco de passar mal durante a prova.
Vale também providenciar um lanchinho rápido para a hora da prova. Frutas, barrinha de cereal ou mix de castanhas são boas opções. Além disso, antes, durante e depois da prova estar hidratado é fundamental, por isso, uma garrafinha de água à mão é uma aliada nesse momento.
Para quem pensa que esse é o momento ideal para fazer uma revisão, está enganado. Barroso defende que descansar, ver um filme e ficar com a família são os melhores programas para a véspera da prova.
“Não vai ser um dia antes que o candidato vai conseguir aprender conteúdo novo. O que foi estudado já foi estudado. Até mesmo participar de viradão não considero uma boa alternativa. Tudo isso vai deixá-lo mais tenso para o dia da prova”, disse o professor do Vetor.
PSC 3 – Essa fase do PSC é voltada para aqueles candidatos que cursaram a 3ª série do Ensino Médio em 2021 e tenham realizado inscrição nas 1ª e 2ª etapas.
Além de Manaus, as provas também serão realizadas nas cidades de Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.
Vale lembrar que os candidatos devem ter em mãos o documento de identificação e o Comprovante de Confirmação de Inscrição (CCI) impresso. O resultado final da terceira etapa do PSC será divulgado a partir do dia 15 de agosto.