Programa Atem Vida e Saúde cuida da qualidade de vida de colaboradores da empresa

Neste mês, a empresa trará a neurocientista Rosana Alves, diretora acadêmica do Neurogenesis Institute (EUA), para falar sobre Neurociência e Saúde Mental, dentro da programação do Janeiro Branco.

EVENTOS - Entre as ações do Atem Vida e Saúde estão as palestras de conscientização dos chamados meses coloridos. Na foto, evento do Novembro Azul. Foto: Divulgação
EVENTOS – Entre as ações do Atem Vida e Saúde estão as palestras de conscientização dos chamados meses coloridos. Na foto, evento do Novembro Azul. Foto: Divulgação

O programa Atem Vida e Saúde, da Distribuidora Atem, completa dois anos em 2023 cuidando do bem-estar e da qualidade de vida de seus colaboradores de maneira inovadora. No mês das discussões sobre saúde mental, a empresa organizou o evento “Atem e você: de janeiro a janeiro, a vida pede equilíbrio” com a participação da neurocientista e psicóloga Rosana Alves, diretora acadêmica do Neurogenesis Institute (EUA), para falar sobre “Neurociência e Saúde Mental: estratégias práticas para 2023”, nesta segunda-feira (30), em palestra exclusiva para os colaboradores e transmissão pelo YouTube da Atem.

“O programa Atem Vida e Saúde surgiu com o objetivo de propor medidas interventivas na busca pela melhoria da qualidade de vida dos colaboradores em um ambiente corporativo”, explica a coordenadora e autora do programa, psicóloga Tatiana Silva Nogueira.

Além da pioneira escuta psicológica emergencial na empresa, que tem a proposta de consulta psicológica não-diretiva com características de imediatez, o programa traz uma série de atividades que buscam integrar duas concepções importantes para a saúde mental: a subjetividade do indivíduo (aspectos percebidos pela pessoa como suas condições físicas, emocionais e sociais); e a objetividade das condições ambientais e materiais da vida da pessoa e as relações que ela estabelece com o entorno dela.

A psicodinâmica do Atem Vida e Saúde, de acordo com Tatiana, consiste em estudar todas as situações de trabalho e propor intervenções reais naquilo que possa gerar algum conflito para o colaborador. “É importante fazer um mapeamento observando as perspectivas psíquicas que constroem a identidade do indivíduo enquanto colaborador. Assim, buscamos criar um espaço de reconhecimento, gratificação e mobilização da inteligência”, ressalta.

COORDENAÇÃO - A psicóloga Tatiana Nogueira coordena o programa Atem Vida e Saúde. Foto: Divulgação.
COORDENAÇÃO – A psicóloga Tatiana Nogueira coordena o programa Atem Vida e Saúde. Foto: Divulgação.

Os meses coloridos, como a área de saúde se refere às campanhas voltadas para temas do segmento, também são incentivados na Atem. Tatiana explica que essas campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas à vida das pessoas. “É importante destacar que uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos!”, conclui a psicóloga.

Neurociência e Saúde Mental

A neurocientista Rosana Alves ministrará a palestra “Neurociência e Saúde Mental: estratégias práticas para 2023”, nesta segunda-feira (30), no Espaço Alpha, da Igreja Adventista, na Ponta Negra, no evento “Atem e você: de janeiro a janeiro, a vida pede equilíbrio”, exclusivo para os colaboradores da empresa, mas que terá transmissão no YouTube da Atem.

O objetivo da palestra é o de fomentar novos olhares e novos posicionamentos diante da própria história do indivíduo. Com estratégias práticas, os participantes acumularão mais ferramentas para aplicarem no dia a dia, para a promoção da saúde mental.

INTERNACIONAL - A neurocientista Rosana Alves virá a Manaus para falar sobre “Neurociência e Saúde Mental: estratégias práticas para 2023”. Foto: Divulgação.
INTERNACIONAL – A neurocientista Rosana Alves virá a Manaus para falar sobre “Neurociência e Saúde Mental: estratégias práticas para 2023”. Foto: Divulgação.

Rosana Alves é hoje diretora acadêmica do Neurogenesis Institute (EUA). Psicóloga há mais de 20 anos, graduou-se na Universidade Estadual Paulista (Unesp-Assis). É mestre e doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – EPM); possui três pós-doutorados em Neurociências (UNIFESP, USP e Marshall University/EUA) e tem larga experiência em treinamentos corporativos, abordando temas relacionados com alta performance, saúde mental e gerenciamento de conflitos, entre outros.

Rosana Alves busca sempre o enfoque neurocientífico, promovendo transformações e reflexões necessárias para o dia a dia dos profissionais. Também tem realizado participações especiais em vários programas de TV e Rádio, abordando de forma prática e simples os assuntos do dia a dia, o que tem causado um forte impacto positivo na vida daqueles que acompanham o seu trabalho.

Durante sua trajetória, já realizou mais de 3 mil palestras, orientou mais de 300 trabalhos acadêmicos, escreveu mais de 70 artigos sobre Neurociências (tendo recebido menção honrosa de melhor trabalho de Neuroquímica pela Federação de Sociedades de Biologia Experimental).

Sobre a Atem

O Grupo Atem, com mais de 30 anos de fundação, é composto por diversas empresas no ramo de combustíveis, logística rodoviária e fluvial, construção naval e refino de petróleo, entre outras. O Grupo está presente em 13 estados do Brasil, possuindo, a Distribuidora, mais de 300 postos franqueados, 7 bases de distribuição ativa, 2 bases em construção e milhares de clientes ativos, além de capacidade de movimentação de 5 bilhões de litros de combustíveis por ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui