Procura por profissionais de contabilidade aumenta por conta da declaração de IR

As declarações para o IRRF devem ser feitas até 31 de maio. FOTO: Reprodução.

GEIZYARA BRANDÃO

geizyarabrandao@canaltres.com.br

MANAUS – | A declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022 iniciou no dia 1º de março e foi prorrogada até 31 de maio. Durante esse período, de acordo com a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRC-AM), Joseny Gusmão, aumenta a demanda profissionais e escritórios da área.

“O contribuinte que for fazer seu imposto de renda deverá procurar um profissional habilitado, para garantir e oferecer segurança à declaração, orientando e auxiliando na entrega das informações, e assim prevenindo autos de infração e futuros transtornos junto à Receita Federal, como cair em Malha Fiscal”, afirmou a presidente do CRC-AM.

A Receita Federal tem a expectativa de que 34,1 milhões de declarações sejam realizadas neste ano, já que é obrigatória para as pessoas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021. Até a última quarta-feira (20/04), apenas 44,7% do total haviam sido entregues.

O contador e vice-presidente de Política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Manoel Carlos de Oliveira Júnior, enfatiza que as pessoas têm a prerrogativa de fazer o próprio IRPF e alerta para completar a declaração corretamente. “Se a pessoa não tem experiência, precisa ter muito cuidado na hora do preenchimento para colocar os valores recebidos e pagos em seus devidos campos, a fim de não cair na malha fina. Em caso de dúvida, sugiro que procure um contador, que é o profissional competente para auxiliar”, destacou.

O jornalista Geraldo Farias optou por contratar uma profissional para realizar o trabalho da declaração. “Prefiro não me preocupar e deixar com alguém de confiança e que entenda muito mais para fazer por mim. Já havia contratado uma contadora para abrir uma empresa via Microempreendedor Individual (MEI). Ela continua nos meus contatos e devo seguir acionando os serviços dela para questões financeiras. Serviço bom, rápido e que cabe no meu bolso”, ressaltou.

Declarando o IRPF sozinha desde 2020, a servidora pública Vanessa Marques é uma das mais de 15 milhões de brasileiras que já entregaram neste ano. Ela conta que pesquisou como fazer e descobriu o aplicativo da Receita Federal. Posteriormente, com a ampliação do acesso à declaração pré-preenchida, foi ainda mais fácil, precisando apenas atualizar o cadastro no site do governo federal. “Fiz minha declaração ainda em março, como em todos os anos, porque quanto mais cedo você entrega a declaração, mais cedo pode receber a restituição”, disse.

Conforme o contador e vice-presidente de Política Institucional do CFC, caso o contribuinte seja obrigado a entregar e não realizar a declaração, estará sujeito à multa que é 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido calculado na declaração, mesmo que esteja pago. “O valor mínimo da multa é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do valor do imposto de renda. E ainda poderá ter seu CPF suspenso, podendo gerar problemas graves ao contribuinte”, explicou.

Geizyara Brandão
Geizyara Brandão
Jornalista há dez anos, passou por redações de impresso, portal, TV, além de assessoria de imprensa. Formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com pós-graduação em Assessoria e Mídias Digitais pela Faculdade Boas Novas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui