Durante a abertura da 2ª edição da Mostra Sustentável Manaus Verde, na noite de segunda-feira (5), o prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou que, nos próximos dias, a Prefeitura vai começar a notificar cerca de 900 flutuantes irregulares que ocupam a Bacia do Tarumã-Açu, para que desocupem o local.
Os flutuantes citados por David estão listados em uma ação judicial que trata sobre o tema e para qual já há decisão pela retirada.
“Nós estamos trabalhando para podermos diversificar ainda mais a nossa proteção ao meio ambiente. Nós temos uma decisão judicial que precisa ser cumprida”, disse o prefeito.
“Nos próximos dias, vamos finalizar o nosso plano de ação para começar a notificar os flutuantes irregulares que têm na bacia do Tarumã-Açú, são 900 flutuantes e eu tenho certeza que nós vamos fazer a remoção de vários deles, porque muitos estão irregulares”, completou.
David Almeida também apontou que se nada for feito, o Tarumã corre o risco de virar um novo Igarapé do 40 ou ficar completamente poluído como as bacias do São Raimundo e Educandos.
Além do prefeito de Manaus, o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, que também esteve presente no evento, informou que além dessa ação, a gestão também deve realizar outras iniciativas para preservar o meio ambiente.
“Nós estamos assumindo integralmente toda agenda ambiental de Manaus. O prefeito anunciou uma operação prática, o início da notificação dos flutuantes, mas nós teremos ainda o anúncio de projetos estruturantes no igarapé do Mindu, além de outros eventos de extrema importância, como o ‘Manaus Sem Fumaça’, e com essas ações a gente quer conscientizar a população”, completou o secretário.
Agora, com a decisão, os estabelecimentos irregulares devem ser retirados do local. Essa e outras obras realizadas pela Prefeitura integram um conjunto de ações ambientais que vêm sendo realizadas desde o dia 1º de junho por toda a cidade.