Prazo para sacar abono salarial PIS/Pasep 2023 termina nesta quinta-feira (28); saiba quem deve receber

O período para retirar o abono salarial de 2023, referente ao ano-base de 2021, encerra nesta quinta-feira (28/12). Após o prazo, os pagamentos não efetuados serão revertidos ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), em conformidade com as diretrizes do programa. Nesse caso, é possível recuperar a quantia, porém, será necessário seguir os procedimentos através dos canais do Ministério do Trabalho.

O abono salarial é um benefício anual destinado a trabalhadores e servidores que preencham os critérios estabelecidos pelo programa. Seu montante máximo corresponde a um salário-mínimo e é distribuído de acordo com o calendário determinado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT).

Os trabalhadores da iniciativa privada recebem o PIS (Programa de Integração Social) com os pagamentos sendo gerenciados pela Caixa Econômica Federal. Enquanto isso, o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e seus depósitos são administrados pelo Banco do Brasil.

O calendário de saques do PIS/Pasep 2023 teve início em fevereiro, considerando o mês de nascimento do trabalhador para o pagamento do PIS e o dígito final do número de inscrição no programa para o Pasep.

Para o cronograma de 2024, as datas já foram divulgadas. Os pagamentos começarão em 15 de fevereiro, e o prazo para sacar o benefício se estenderá até 27 de dezembro.

Quem tem direito ao abono salarial?

Os trabalhadores devem atender aos seguintes critérios para receber o benefício:

  • estar cadastrado no programa PIS/Pasep ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • ter recebido até 2 salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
  • ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base da apuração (2021);
  • ter os dados informados pelo empregador (pessoa jurídica ou governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração (2021).

Quem não tem direito?

  • empregado(a) doméstico(a);
  • trabalhadores rurais empregados por pessoa física;
  • trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • trabalhadores empregados por pessoa física equiparada a jurídica.

Qual é o valor?

O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão.

O cálculo corresponde ao valor atual do salário-mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base. Assim, somente quem trabalhou os 12 meses do ano-base recebe o valor total de um salário-mínimo.

Em 2023, o salário-mínimo vigente é de R$ 1.320. Em 2024, passará a ser de R$ 1.412.

Como consultar?

As informações sobre o abono salarial 2023 podem ser consultadas na Carteira de Trabalho Digital, no portal gov.br ou pelo telefone 158. Entre as informações disponíveis estão o valor do benefício, data e banco de recebimento.

Para fazer a consulta pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, siga o passo a passo:

  1. Certifique-se de que o aplicativo esteja atualizado;
  2. Acesse o sistema com seu número de CPF e a senha utilizada no portal gov.br;
  3. Toque em “Benefícios” e, em seguida, em “Abono Salarial”. A tela seguinte irá informar se o trabalhador está ou não habilitado para receber o benefício.

Vale lembrar que trabalhadores do setor privado também podem consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Trabalhadores vinculados ao Pasep podem fazer a consulta no Banco do Brasil. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Como sacar?

Os trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal receberão o crédito do PIS automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui