A Polícia Federal no Amazonas informa que na tarde de ontem, 26/04, foi efetuada prisão em flagrante de um homem, de 22 anos, que tentava junto ao Conselho Federal de Enfermagem – COREN/AM, conseguir o registro de classe utilizando diploma de conclusão de curso superior de enfermagem falso.
O homem foi preso dentro da a sede da COREN, em Manaus, sob posse do documento de universidade falsificado e foi encaminhado a Superintendência Regional da Polícia Federal para prestar esclarecimentos e, em seguida, para audiência de custódia.
“O Coren Amazonas atua firmemente para que indivíduos que tentam atuar como profissionais de maneira irregular sejam duramente penalizados. O Conselho adota mecanismos de segurança para averiguação desses tipos de documentos, e sempre consegue detectar tais irregularidades, e tomando todas as providências cabíveis junto às autoridades responsáveis”, informou o procurador do Coren-AM, Davi Martins.
Vale ressaltar que o crime de falsidade ideológica (art. 299 do Código Penal) tem pena de até 5 anos de reclusão e o crime de uso de documento falso até 6 anos de reclusão (art. 304, também, do Código Penal).