A Polícia Federal (PF) destruiu, no último fim de semana, pelo menos oito embarcações, uma retroescavadeira e uma balsa de combustível que seriam usadas em garimpos ilegais de ouro no interior do Amazonas. A ação faz parte da “Operação Fronteira de Ouro”, que combate crimes ambientais nos municípios amazonenses de Japurá e Santo Antônio do Içá, na fronteira com a Colômbia.
Policiais explosivistas e agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também ajudaram na operação.
O Ibama afirmou que a balsa que transportava combustível estava em atividade no momento da chegada dos agentes. Já a retroescavadeira fazia o desmatamento da área de mata. Segundo o instituto, o responsável não estava presente.
Ainda segundo o órgão, o responsável pela embarcação disse que o barco era destinado a duas balsas garimpeiras que atuam na região. Duas empresas transportadoras foram identificadas com base nos documentos achados no barco que transportava o combustível.
As duas empresas foram multadas em R$ 16 milhões.