‘Operação Wahanararai’ apreende mais de uma tonelada de pescado ilegal no Amazonas

Durante operação também foram aplicadas multas que chegaram a mais R$ 130 mil.

Na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, agentes do Ibama confiscaram mais de uma tonelada de pescado ilegal durante uma ação da Operação Wahanararai, contra atividades de pesca proibida e caça predatória. Além disso, foram impostas multas que totalizaram mais de R$ 130 mil.

A operação foi conduzida em colaboração com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), abrangendo áreas ao longo dos rios Javari, Curuça e Itacoaí.

O 8º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e a Polícia Federal de Tabatinga também participaram da fiscalização.

De acordo com o Ibama, foram confiscados mais de 1.300 quilos de pescado ilegal, incluindo espécies como pirarucu, pacu, surubim e tambaqui, além de itens relacionados à pesca e caça.

Além disso, os fiscais encontraram carne de macaco, tatu e jacaré. Segundo o Ibama, essas carnes de caça estavam destinadas à venda em uma feira na cidade de Tabatinga.

“Nós temos dado atenção ao Vale do Javari no Amazonas. Como forma de manter a presença do Ibama na região e como resposta a toda violência que já houve ali”, afirmou o Superintendente do Ibama AM, Joel Araújo.

A ação resultou em 22 autos de infração. O pescado apreendido foi doado a comunidades indígenas que vivem no Vale do Javari.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui