Na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas, agentes do Ibama confiscaram mais de uma tonelada de pescado ilegal durante uma ação da Operação Wahanararai, contra atividades de pesca proibida e caça predatória. Além disso, foram impostas multas que totalizaram mais de R$ 130 mil.
A operação foi conduzida em colaboração com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), abrangendo áreas ao longo dos rios Javari, Curuça e Itacoaí.
O 8º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro e a Polícia Federal de Tabatinga também participaram da fiscalização.
De acordo com o Ibama, foram confiscados mais de 1.300 quilos de pescado ilegal, incluindo espécies como pirarucu, pacu, surubim e tambaqui, além de itens relacionados à pesca e caça.
Além disso, os fiscais encontraram carne de macaco, tatu e jacaré. Segundo o Ibama, essas carnes de caça estavam destinadas à venda em uma feira na cidade de Tabatinga.
“Nós temos dado atenção ao Vale do Javari no Amazonas. Como forma de manter a presença do Ibama na região e como resposta a toda violência que já houve ali”, afirmou o Superintendente do Ibama AM, Joel Araújo.
A ação resultou em 22 autos de infração. O pescado apreendido foi doado a comunidades indígenas que vivem no Vale do Javari.