Nessa segunda-feira (20/02), a região de fronteira entre a Turquia e a Síria foi novamente atingida por um terremoto. O abalo sísmico, de magnitude de 6,3 graus, a uma profundidade de dez quilômetros, ocorreu duas semanas depois do tremor considerado o pior das últimas décadas, que deixou mais de 40 mil mortos. O Centro Sismológico do Mediterrâneo (USGS) aponta outros dez tremores menores na região.
Segundo o USGS, o terremoto teve epicentro na cidade de Uzunbag, no estado de Hatay. A Al Jazeera relatou um segundo terremoto de magnitude 5,8 com epicentro em Samandag. Tremores foram sentidos na Turquia, Síria, Jordânia, Israel e Egito.
Outros nove tremores menores (entre 3 e 4) atingiram a região ao longo da tarde desta segunda-feira (20), segundo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC), O abalo provocou pânico na região, que ainda enfrenta os impactos do tremor de 6 de fevereiro.
A Agência de Notícias Estatal Síria (SANA), divulgou que seis pessoas ficaram feridas por destroços de prédios que desabaram com os novos tremores. Ainda não há relatos de mortos ou feridos na Turquia.
O estado de Hatay foi duramente atingido no início deste mês por um terremoto que matou mais de 46.000 pessoas e deixou mais de 385.000 apartamentos inabitáveis e mais de um milhão de desabrigados.