NOVEMBRO AZUL: Literatus inicia ações para conscientização da saúde do homem

Durante todo o mês, a comunidade acadêmica participa de diversas ações, como a panflentagem nos semáforos. FOTO: Divulgação.

MANAUS – |O Centro de Ensino Literatus deu início, nesta segunda-feira (7), à programação de ações em prol da conscientização sobre a saúde do homem. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Azul, que busca alertar sobre a prevenção ao câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

“Ao longo mês, toda a comunidade acadêmica participará de diversas ações, entre elas, panfletagem nos semáforos, rodas de conversa, palestras educativas em sala de aula e na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Francisco, no bairro de mesmo nome”, informou a diretora de Ensino e Gestão do Literatus, Sarah Lima.

A programação encerra dia 25, com uma palestra voltada exclusivamente para os funcionários do centro de ensino. Sarah explica que a ideia é que todos se tornem disseminadores de informações, alertando e orientando a família e amigos sobre a importância de adotar hábitos saudáveis e manter os exames de diagnóstico em dia.

Apesar do assunto ainda ser considerado tabu entre os homens, procurar o especialista é fundamental, já que na fase inicial o câncer de próstata não apresenta sintomas. “A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce”, alerta a diretora do Literatus.

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos já devem conversar com o urologista sobre o assunto. Vale destacar que, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui