Nova Era dá dicas para manter a energia e a saúde durante a folia de Carnaval

Dicas e receitas para tirar ressaca depois da folia

0
52

Manter o pique durante as festas de Carnaval requer energia extra e saúde em dia. Se você é folião e não abre mão de aproveitar os blocos e bandas de rua, a nutricionista do Super Nova Era, Lívia Ribeiro, dá dicas para cuidar da saúde antes e durante as festas. Ela também sugere algumas sopas que podem ajudar a combater a famosa ressaca.

Lívia Ribeiro ressalta que, devido o período do ano, com muitas chuvas, aumenta o número de casos de gripes e resfriados, o que pode atrapalhar os dias de folia. Para reforçar a imunidade e prevenir as doenças, ela indica o shot matinal.

Basta bater no liquidificador quatro folhas de couve, uma beterraba, duas maçãs, dois limões descascados e sem a parte branca, 100 gramas de gengibre e 200 ml de água. Em seguida, coar e dividir em frascos de 100 ml, e tomar um pela manhã. A recomendação é ingerir 500 ml de água antes do shot.

Segundo Lívia Ribeiro, nos dias de festa é preciso também tomar alguns cuidados em relação a alimentação. A orientação é não sair de casa em jejum e evitar consumir alimentos gordurosos e de difícil digestão. Pratos como saladas, carnes magras acompanhadas de legumes e arroz ou um sanduíche natural são boas opções.

Durante as bandas e blocos, é extremamente importante manter-se hidratado e não ficar horas sem comer. “Mesmo quem for consumir bebida alcoólica, deve intercalar com água ou suco. Além de ajudar o corpo a não desidratar, vai minimizar o impacto da temida ressaca”, disse.

Lívia explica que a bebida alcoólica é absorvida pelo sistema digestivo e entra na corrente sanguínea. Afeta o funcionamento do sistema nervoso central, causando uma série de efeitos, como redução da coordenação motora, diminuição da capacidade de julgamento, alterações de humor e até mesmo problemas de memória.

O exagero no consumo leva à famosa e temida ressaca. Os sintomas mais comuns que as pessoas costumam sentir são dores de cabeça, boca seca, enjoo, náusea e cansaço. “A ressaca, geralmente, é um problema que se resolve com descanso, hidratação e boa alimentação. No dia seguinte, após o consumo de álcool, o melhor é optar por alimentos leves e evitar frituras e pratos gordurosos”, frisa.

De acordo com a nutricionista, as sopas podem ser benéficas para aliviar os sintomas da ressaca, pois hidratam, fornecem nutrientes e podem ser facilmente digeridas. Ela indica três receitas para ajudar a driblar os desconfortos com a ingestão de bebida. Sopa de frango com legumes

Ingredientes

4 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 tomates sem sementes picados

1 cenoura em rodelas

2 batatas em cubos

1 peito de frango cozido e desfiado

2 litros da água do cozimento do frango

1 punhado de cheiro 

1 xícara (chá) de arroz cru

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado 

Modo de preparo

Em uma panela grande aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Junte os tomates e refogue também. Em seguida acrescente cenoura, batata, frango, o caldo do cozimento e misture. Assim que levantar fervura, junte o arroz e abaixe o fogo. Cozinhe por 20 minutos ou até amaciar o arroz e a batata, mexendo de vez em quando.

Tempere com sal e pimenta, junte o cheiro-verde e misture.  

Sopa de legumes e quinoa

Ingredientes

 2 xícaras de chá de quinoa

2 litros de água

5 batatas cortadas em cubos

2 cenouras cortadas em cubos

2 tomates picados

1 abobrinha cortada em cubos

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

2 colheres de azeite

1 talo de aipo picado

1 colher de salsinha

Pimenta e sal a gosto 

Modo de preparo

Em uma panela, ferva a quinoa em 4 xícaras de água até que os grãos dobrem de tamanho, escorra e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite, acrescente a batata, a cenoura e água. Após alguns minutos da água fervendo, coloque a abobrinha. Quando a batata e a cenoura estiverem macias, coloque os ingredientes restantes, inclusive a quinoa. Ajuste o tempero a gosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui