Vanessa Bayma
vanessabayma@canaltres.com.br
MANAUS (AM) – | O Dia do Forró, nesta segunda-feira (13), não poderia ser celebrado da melhor forma, do que exaltando as bandas que se dedicam ao estilo musical na cidade e que é importante não só para a cultura nordestina, como para a amazonense também. Por isso, o CANAL TRÊS preparou um roteiro especial de festas e conta uma novidade: tem gravação do novo DVD da Rabo de Vaca, tour de 22 anos, no dia 22 janeiro.
A banda, iniciada em 2001 por Édson do Valle, ex-Carrapicho, e Francisco Ferreira do Vale, o “Chiquinho Du Valle”, foi encerrada em 2017. No ano passado, resolveu voltar aos palcos com a formação original: Jardel Santos, Heidy Dickson, Figo de Aveiro e Chiquinho. No entanto, por causa da pandemia, os planos foram adiados e apenas uma live foi realizada pelos forrozeiros.
“A banda já tinha acabado, mas durante a pandemia começamos a conversar. O Alex Bakettah, um empresário de Goiânia, me ligou e perguntou se a gente não queria voltar. Todo mundo topou. Chegamos à conclusão que a banda só estoura com os quatro. Um somando com o outro. E resolvemos voltar”, explicou Chiquinho do Valle.
Por enquanto, o grupo abriu agenda apenas para o interior do Amazonas e para outros estados. Somente após o lançamento do DVD de aniversário de 22 anos, em Manaus, é que a banda retorna, oficialmente, ao circuito das casas de forró pela capital amazonense. Nesse último final de semana, Parintins e Itacoatiara receberam apresentações e festas de Réveillon pelo interior também já estão com a banda na agenda.
No novo trabalho, segundo Chiquinho, o fã “raiz” do forró vai poder conferir novas músicas, além dos maiores sucessos. “Tem música nova, mas 60% do show vai ser dos nossos sucessos, porque é o nosso retorno”, adiantou o músico, ressaltando que o grupo trabalha com um balé, característica da Rabo de Vaca.
Entre os hits mais conhecidos do grupo estão “Do jeito que a gente gosta”, “Bota pra moer”, “Gata Forrozeira”, “Ponteiro Sobe e Desce” e “Quando eu parar de ligar”. Dos sucessos, parcerias, ainda, com Thiaguinho, Wesley Safadão e Aviões do Forró.
“Queremos voltar a divulgar nosso trabalho, principalmente pelo Brasil. Nossas letras com qualidade, respeitando a origem do forró, como Dorgival Dantas e Dominguinhos. Além de mostrar o bailado das nossas músicas, a dança sensual. É um espetáculo com coreografia, muita dança”, revelou Chiquinho.
Nesta sexta-feira (17), a Rabo de Vaca faz apresentação em São João da Baliza, em Roraima (RR), e no sábado (18), em Rorainópolis (RR).
A gravação do DVD está marcada para o dia 22 de janeiro, um sábado, às 22h, na Arena da Amazônia. Os ingressos começam a ser vendidos somente em janeiro e serão para 3 mil pessoas, até então, dependendo do decreto estadual.
Nação forrozeira
Comprovando que Manaus é, de fato, “forrozeira”, Evandro Jr., mais conhecido como DJ Evandro Jr., sabe bem como funciona o movimento em Manaus. Ele produz festas de forró, de segunda a domingo, atualmente, seja a de forró mais tradicional até às mais estilizadas.
O DJ trabalha na noite desde 1992, época em que as boates eram o forte na capital, conhecidas como as “discotecas” e matinês. “No finalzinho da década de 90, o forró começou a crescer bastante. Fazíamos o forró do Coração Blue, Tukanos, e também começamos a tocar forró nos intervalos dos eventos. O forró veio com força e acabou dividindo tudo, um dia de cada semana”, lembra Evandro.
Com tantos estilos e casas noturnas na cidade, tocando vários ritmos, o forró cresceu sozinho e começou a ganhar mais espaço, tendo noites exclusivas ao ritmo. “Em 2001, 2002, já tinha forró quase todos os dias, vamos dizer assim. Montei a Xiado da Xinela, em 2002, e tinha festa no Coração Blue, Tukanos, Forró do Bagaça, Riacho Ecológico, Balneário da Companhia. Todo dia tinha uma festa de forró na cidade. São 20 anos que o forró comanda o mercado, em Manaus”, afirmou o músico.
Para ele, outros estilos como sertanejo e pagode, tiveram seus momentos na cidade, mas o forró sempre é o mais forte. “Costumo dizer que são dez casas de forró pra algumas poucas de outros ritmos. E, às vezes, a de outro ritmo ainda tem um forrozinho para animar. O povo de Manaus é muito forrozeiro!”.
Roteiro
Nesta segunda, por exemplo, acontece a “Segunda Sem Frescura”, no Kalamazon (Cidade Nova Nova 2, Zona Norte). As atrações são Xiado da Xinela, Festança, Felipe Salles e MC Picolé. O evento começa às 21h e a entrada é liberada até 23h. Informações: 98440-6710 / 99121-6770.
Também na segunda acontece o “Especial forró pra recordar”, no Gargalo Sport Beer (Vieiralves), com entrada liberada até 23h e muito forró pé de serra. As atrações são Toinho Forró Show, Douglas Portela, Arrasta pra Cima e Gang do Forró. Informações: 9915-44664.
Na terça-feira (14), acontece o “Especial Forró das Antigas”, no Moai Restobar, a partir das 21h. As atrações são Xiado da Xinela, Maykinho, Xandinho e Matheus Trindade. Informações: 98277-7555.
O Axerito também tem dia especial ao ritmo e é na quarta-feira (15), no “Forrozin”, com a Xiado da Xinela. Informações: 98287-0001.
A Xiado da Xinela também se apresenta no Circuito do Forró, na quadra da Vitória Régia, na quinta-feira (16).
Na sexta (17), é a vez da “Sexta das Santinhas”, no Rancho Sertanejo (Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul), com Xiado da Xinela, Festança, Felipe Salles e Naquele Pique.
Já no dia 23 de dezembro é a vez da banda Meu Xodó gravar seu novo DVD, na Fire Club (Adrianópolis), a partir das 21h. A gravação vai contar ainda com 100% Abusado, Grupo Estrelas e DJ Thiago Sax.
Os ingressos já estão à venda ao valor de R$ 50 o primeiro lote. Informações no 99122-0387 ou 99231-3620.