MS reprograma chegada das vacinas e Amazonas receberá as doses às 11h desta sexta-feira (14)

As doses pediátricas são diferentes das usadas acima de 12 anos. Elas têm o frasco laranja. Foto: Pfizer/Divulgação

MANAUS – | A chegada ao Amazonas das doses pediátricas da vacina Pfizer, que seria na madrugada desta sexta-feira (14), foi reprogramada pelo Ministério da Saúde. O lote, cujo quantitativo ainda não foi informado, deve chegar às 11h ainda desta sexta-feira, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Cerca de 1,2 milhão de doses chegaram ao Brasil por volta das 4h38 de quinta-feira, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo. De lá, os imunizantes seguiram para a capital e estão sendo redistribuídos entre os estados de todas as regiões.

Assim que chegar em Manaus, a remessa será escoltada pela Polícia Federal até a sede da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), onde serão contabilizadas por equipes da instituição e armazenadas. A data do início da campanha ainda será informada. Os locais serão quatro, ainda a serem divulgados os endereços.

A FVS-RCP irá preparar nota informativa para as secretarias municipais de saúde, responsáveis pela operacionalização da campanha e a definição do início da vacinação deste grupo.

No documento irá constar o quantitativo de doses que serão encaminhadas para cada município, com base na remessa que será enviada pelo MS, e em seguida as prefeituras serão notificadas para retirada dos imunizantes na sede da fundação.

O primeiro grupo contemplado com a vacinação será crianças com deficiência permanente ou com comorbidades. Em seguida, indígenas e quilombolas; crianças que vivem em lar com pessoas com risco para evolução grave de Covid-19. Após esses públicos, a vacinação vai estar disponível para as crianças sem comorbidades na seguinte ordem: crianças entre 10 e 11 anos; entre 8 e 9 anos; 6 e 7 anos; e com 5 anos de idade. Não é preciso apresentar prescrição médica para vacinação no estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui