MMA fitness mistura elementos de luta e treino aeróbico e é sucesso nas academias

As aulas misturam técnicas do Jiu-Titsu, boxe e karatê com exercícios aeróbicos. FOTO: Divulgação.

MANAUS – | Uma nova modalidade está se tornando sucesso nas academias. Trata-se do MMA Fitness, aula que mistura técnicas de artes marciais, como o jiu-jitsu, boxe e karatê, com exercícios aeróbicos. Em Manaus, a Fórmula Academia incluiu a aula no portfólio e a procura tem sido grande, principalmente entre o público feminino.

O educador físico da Fórmula Academia, Carlos Sérgio Nascimento, diz que o MMA tem ganhado cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional, com grandes eventos, como o Ultimate Fighting Championship (UFC). Grandes nomes têm se destacado no esporte, ao longo dos anos, como o amazonense José Aldo, Anderson Silva, entre outros.

Ele explica que diferente da luta de MMA que tem contato, a aula fitness utiliza as técnicas das artes marciais envolvidas no esporte, com atividades aeróbicas. Segundo Sérgio Nascimento, entre os benefícios desse exercício estão a perda calórica, que dependendo da intensidade que o aluno realiza, pode chegar até 500 calorias em uma hora de aula.

Além disso, os movimentos trabalham o sistema cardiovascular, o condicionamento e a flexibilidade, deixando o praticante mais ágil. É ótimo também para aliviar o estresse, já que o aluno consegue extravasar e liberar bastante energia. “Durante a aula, o cérebro produz mais endorfina, que conhecida como o hormônio da felicidade, e serotonina, que traz prazer. Como consequência, o nível de estresse cai e a pessoa sente-se mais disposta”, frisou.

De acordo com o professor, por envolver técnicas de luta, o MMA Fitness também ajuda na defesa pessoal. “Como a grande parte dos praticantes é mulher, esse lado da defesa pessoal, de como reagir em determinadas situações, também atrai bastante. Claro que não incentivamos a pessoa a se colocar em risco em um assalto, por exemplo, mas é possível aprender algumas técnicas e aplicar, dependendo da ocasião”, disse.

Carlos Sérgio Nascimento acrescenta que não há contraindicações de idade para participar das aulas. “Se o aluno não tiver nenhuma restrição médica em relação a atividades mais intensas e de impacto, ele pode participar normalmente. Nesse ponto, um profissional médico pode avaliar, assim como o educador físico da academia”.

Na Fórmula Academia, as aulas de MMA Fitness acontecem às terças-feiras e quintas-feiras, das 17h às 18h, e no sábado, das 11h às 12h. Para saber mais sobre a modalidade, basta entrar em contato através do instagram @formulapontanegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui