Método Leal: como começar a estudar para Enem e vestibulares é tema de palestra

Método trabalha a autoeficácia, neurociência e bem-estar. Foto: Divulgação.

MANAUS – | A criadora do método Leal de estudos, Fernanda Leal, realizou, nesta terça-feira (22/03), uma palestra aos responsáveis e alunos do Vetor Centro de Estudos, sobre “como começar a estudar para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibulares”. O método, aplicado no curso preparatório, é fundamentado em três pilares: autoeficácia, neurociência e bem-estar.

O coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio, salienta que a palestra teve como foco fazer uma imersão no método Leal com os alunos, além de orientar as famílias como ser apoio neste momento tão importante. “Os primeiros lugares no vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Medicina e Direito, foram ocupados por nossos alunos, o que comprova que o método que utilizamos é eficaz para que alcancem seus objetivos”, afirmou.

Durante a palestra, Leal apresentou a origem do método e os passos para iniciar a aplicação. “Eu não venho ensinar um jeitinho de estudar, eu não venho ensinar o meu jeito de estudar, eu venho ensinar um método que a gente conseguiu testar e validar o nível de eficácia”, enfatizou Fernanda.

De acordo com a mentora, o método é comprovado cientificamente e o primeiro passo é fazer com que os alunos acreditem e confiem em si mesmos. “Isso é feito com base em ciência, não com base num papo motivacional vazio, é preciso estabelecer pequenas metas, cumprir essas metas, eles precisam perceber que o esforço deles gera resultado e isso aumenta o engajamento com a rotina”, explicou.

Fernanda conta que, posteriormente, os alunos aprendem como o cérebro aprende e como as memórias se consolidam para que possam fazer planejamento na rotina e escolher as melhores estratégias para estudar. “Quando e de que fazer resumo, quando resolver questões, de que forma corrigir, tudo é feito com base em estratégias”, afirmou.

Além disso, segundo Fernanda, o bem-estar também é “uma grande vantagem estratégica”. “Quando você está bem, quando você está emocionalmente saudável, quando você está mais preparado emocionalmente, você consegue performar o seu melhor”, disse.

Prova de que o método funciona é a aluna Laís Alcântara, que conquistou o primeiro lugar no vestibular geral para o curso de Direito da UEA, mesmo ainda tendo iniciado o terceiro ano apenas em 2022. “O Vetor é o melhor cursinho de Manaus. Eles oferecem não somente a questão das aulas, mas todo o suporte da Fernanda Leal, todo o suporte que a gente tem em todas as plataformas que a gente usa é essencial para a aprovação. O Vetor é aquilo que vai pegar na sua mão e vai levar você até a sua vaga”, destacou.

A administradora Marília Tavares também participou da palestra “Como apoiar os nossos filhos vestibulandos”. Marília é mãe da Nicole, de 15 anos, que está em busca da vaga no curso de Medicina. “Eu escolhi o Vetor pela referência que tem no alto índice de aprovação, já ouvi falar do curso preparatório em Manaus e fora do Estado. Eu gostei da metodologia, achei muito interessante”, contou.

Marília ressalta que os pais são imprescindíveis na rotina dos filhos rumo à aprovação. “Eu acredito que o acompanhamento dos pais é fundamental, até mesmo ao conversar com o filho e introduzir na mente essa conscientização, essa responsabilidade. Porque eu costumo dizer que estudar tem que ser por prazer, por foco”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui