METEOROLOGIA: Chuvas já deixaram mais de 11 mil desalojados e 2 mil desabrigados

O período de chuva em Manaus é intensificado a partir do mês de dezembro. FOTO: Reprodução.

REDAÇÃO

MANAUS – |As fortes chuvas que atingem o Brasil neste fim de ano já deixaram mais de 11.000 pessoas desalojadas e 2.000 desabrigadas. Os dados são dos 5 Estados que estão entre os mais afetados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

Em Manaus, até o final da noite de quinta-feira (1º), a Defesa Civil do Município registrou 47 ocorrências, entre alagamentos, desabamentos e deslizamentos em várias áreas da cidade, mas sem a ocorrência de pessoas feridas. Uma dessas ocorrências foi o rompimento de uma rede de drenagem na avenida Atlântica, bairro da Raiz, zona Sul, que resultou em uma cratera na via, com o desabamento de um veículo particular. As chuvas também provocaram mais de 50 ocorrências no trânsito.

A previsão para o final de semana é que continue chovendo em Manaus. Nesta sexta-feira a média deverá ser de 15mm, já no sábado e no domingo, a previsão é de sol, com nuvens e chuva a qualquer momento.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) quase todos os estados estão com algum tipo de alerta neste período, com a intensificação das chuvas. O alerta amarelo é o de menor gravidade e é classificado quando a previsão é de até 50 mm de chuva em um período de 24h; o laranja quando há até 100 mm de chuva e o risco é alto; e o vermelho, com chuvas de até 60 mm em uma hora ou mais de 100 mm em um dia, aí o grau de risco é elevado para muito alto, com grandes probabilidades de acidentes, riscos de danos materiais, integridade física e à vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui