Menor preço vai dar o tom das compras nesse final de ano, indica pesquisa

Tradicionais pontos de comércio de Manaus, como o Centro da cidade, serão procurados pelos consumidores. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil – Divulgação

MANAUS – AM | O preço atrativo do produto é um dos principais critérios que o consumidor leva em conta, na hora de fazer as compras, segundo pesquisa realizada pela Fecomércio Amazonas, por meio do Instituto Comércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM). O dado vale para a Black Friday, os presentes de Natal, além do uso do 13º salário.

Entre os principais critérios que fazem uma pessoa comprar em uma loja, de acordo com a pesquisa, estão: preço (55%) em primeiro lugar; variedade de produtos (37%) em segundo lugar; localização (23%); segurança (16%); variedade de lojas (8%); estacionamento (5%); climatização (4%); e outros (1%).

Os dados foram coletados com uma amostra de 325 entrevistados, entre 3 e 17 de novembro de 2021. Em algumas das perguntas, o entrevistado escolheu mais de uma opção e, por isso, há casos em que o total está acima de 100%. A maioria dos entrevistados (66%) possui renda familiar de um a três salários mínimos, 26% com renda de 3 a 5 salários mínimos e 8% com renda superior a 6 salários mínimos.

Ainda segundo a pesquisa, os preços mais baixos são o maior motivador das compras na Black Friday, campanha em que 61% dos entrevistados (198 consumidores) preveem que poderão antecipar as compras de Natal.

Dos 325 entrevistados, 293 responderam que irão, sim, às compras neste Natal, o equivalente a 90% das respostas. Para os que não pretendem presentear este ano (3,5% das respostas), a principal justificativa é o fato de estarem desempregados. Já 6,5% dos entrevistados ainda não decidiram se irão às compras neste Natal.

O custo

Sobre a pretensão de gastos por presente, de 319 entrevistados, 144 responderam que devem gastar entre R$ 150 a R$ 300, o que equivale a 45% das respostas; 125 (39%) pretendem entre R$ 50 a R$ 150; 10% dos consumidores irão gastar entre R$ 300 a R$ 500; 2% entre R$ 500 a R$ 1 mil; 2% até R$ 50 e 2% acima de R$ 1 mil. Os presentes mais caros serão destinados aos filhos (as).

Quanto ao local para realizar as compras, de 232 entrevistados para esta pergunta, 43% afirmaram que preferem o centro da cidade, devido à variedade de lojas e preço baixo. No entanto, 44% preferem fazer suas compras nos shoppings por conta de localização, climatização e segurança. Em terceiro lugar, com 9% das respostas, estão as compras pela internet. E 3% preferem o comércio do bairro. Já 1% não souberam opinar.

No caso da intenção de gastos para o 13º salário, participaram 298 entrevistados. Destes, 52% irão destinar o valor para a compra de alimentação e ceia natalina, 51% irão pagar dívidas, 11% devem comprar celular ou tablet. Ainda há quem escolheu viagem/lazer, roupas, brinquedos, sapatos, reforma de casa, material escolar, manutenção do carro, gasto com saúde ou itens eletrônicos.

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