Manaus vai continuar com chuvas intensas até junho, por conta do fenômeno La Niña

O volume de chuva em 2022 é intenso mas menor que no ano passado. Foto: Reprodução.

DA REDAÇÃO

MANAUS – | Está reclamando da chuva? Pois se prepare, porque vai continuar chovendo, e muito, ao menos até o mês de junho, quando começa o período seco. Os dados são do 1º Distrito de Meteorologia/INMET, que prevê para os meses de abril a junho a continuidade do padrão chuvoso, considerando uma redução climatológica das chuvas no final do semestre.

De acordo com o chefe do 1º Disme, Flavio Natal Mendes de Oliveira, Manaus está sob o efeito do fenômeno La Niña, desde o trimestre julho-agosto-setembro de 2020 e, por isso, os três últimos anos têm sido muito chuvosos.

“Em termos gerais, o clima está chuvoso a muito chuvoso em Manaus desde 2020, sempre excedendo o padrão normal, inclusive dentro do período seco. Desde então estamos, constantemente, comunicando o aumento das chuvas devido à presença do fenômeno”, explica Flávio Oliveira.

De qualquer forma, as reclamações dos manauaras de que o ano de 2022 tem registrado mais chuvas que o comum não é um fato. De acordo com o Dimes, todos os trimestres chuvosos de 2021 foram mais intensos do que os de 2022. “Para se ter uma ideia, apenas no mês de março do ano passado foram registrados 589mm de chuva, o segundo mês de março mais chuvoso desde o ano de 1968”, explica.

Isto, diz ele, não reduz a importância das chuvas elevadas na região neste ano de 2022. O mês de fevereiro, por exemplo, registrou 325,8mm de chuva, se caracterizando como muito chuvoso. O normal para o mês está entre 220mm e 300mm. O dia mais chuvoso de 2022, foi 19 de fevereiro, quando foram registrados 74mm de chuva.

Já o mês de março é sempre mais chuvoso que em fevereiro, com acumulados entre 250mm e 320mm. No entanto, até a terça-feira, 29, já foram registrados 370mm na estação meteorológica de Manaus. “Ou seja, março está apenas ligeiramente chuvoso, dado que seria preciso chover acima de 430mm para ser classificado como muito chuvoso”, explica o chefe do Disme.

El Niño e La Niña – São fenômenos que mexem com as temperaturas das águas e, consequentemente, influenciam no clima. Enquanto o El Niño se caracteriza pelo aquecimento das águas, La Niña ocorre quando as águas profundas do oceano (que são mais frias) sobem para a superfície e resfriam aquilo que o El Niño tinha aquecido. O aquecimento e o resfriamento das águas do oceano, criam massas de ar quentes e úmidas e essas situações podem causar chuva intensas em algumas regiões e secas em outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui