Em meio à seca histórica, 180 contêineres com insumos para abastecer o comércio e a indústria local chegaram ao porto Chibatão, na Colônia Oliveira Machado, zona Sul de Manaus, nesta quarta-feira (25). De acordo com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação (Sedecti), a previsão é que mais 700 contêineres cheguem à capital amazonense até sábado (28).
Os insumos são provenientes de diversos países e de outros estados do Brasil. Entre os produtos estão alimentos, medicamentos, peças e equipamentos para indústrias.
A chegada do cargueiro é comemorada pelo Governo do Estado, uma vez que o baixo nível dos rios, provocado pela seca, estava atrapalhando as viagens. Para tentar garantir o transporte com as mercadorias que abastecem o comércio e a indústria, o governo federal está fazendo a dragagem dos rios no estado.
“Hoje, às 7h, atracou, no Porto Chibatão, o empurrador Luiz Felipe II, que trouxe um comboio com 180 contêineres. Esses contêineres foram descarregados no porto Vila do Conde por um navio que não conseguiu passar no estreito da Costa do Tabocal, mas esses contêineres estão vindo. Já entraram 1600 contêineres e esta semana chegarão mais 700 contêineres”, informou o titular da Sedecti, Serafim Corrêa.
Indústria avalia R$421 milhões em investimentos
O Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) reúne-se nesta quinta-feira (26/10), às 14h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), situado na avenida Joaquim Nabuco, Centro, zona Sul da cidade.
A pauta é para liberação de 35 projetos com investimentos estimados em R$ 421 milhões e geração de 727 novos postos de trabalho, no período de até três anos, além de outros 202 remanejados dentro da própria indústria que foram avaliados. A 304ª reunião ordinária do Conselho será presidida pelo vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza.