Mais de mil casos de Influenza são registrados pela FVS-RCP entre novembro e dezembro, em Manaus

O Amazonas enfrenta período sazonal para a ocorrência de vírus respiratórios, segundo a FVS-RCP. Foto: Divulgação/FVS-RCP

MANAUS – O Amazonas registrou, de novembro até esta quinta-feira, 30 de dezembro, 1.066 casos de Influenza, segundo informou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O total foi confirmado a partir do processamento de 9.093 amostras pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

Segundo levantamento do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, dentre as 1.066 amostras positivas para Influenza, todas foram positivas para Influenza A, sendo 86% (917/1.066) dos casos positivos para Influenza A (H3N2). Houve ainda 1 caso positivo para Influenza A H1N1.

Neste balanço, há o registro de quatro óbitos por Influenza A (H3N2) em Manaus, dos quais três homens, na faixa etária de 58 a 74 anos, com comorbidades; e uma mulher, de 90 anos.

Assistência

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), a população deve ficar atenta aos sintomas gripais, procurando atendimento médico em unidade de saúde mais próxima, dependendo da gravidade dos sintomas.

Em caso de febre, dores no corpo de forma leve, corizas, o paciente deve procurar inicialmente uma unidade básica mais próxima. Caso o quadro seja um pouco mais grave, como falta de ar, cansaço e outros sintomas associados, é indicado um Serviço de Pronto Atendimento (SPA) ou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui