Maioria dos pacientes internados com Covid-19, no AM, é não vacinada ou pessoas com apenas uma dose

Secretário Anoar Samad ressalta que internação é maior em quem não se vacinou ou não tomou duas doses. Foto: Secom-Divulgação

MANAUS – | O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, informou que 67% dos pacientes internados em UTI com Covid-19, no Amazonas, são pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose. Ele voltou a fazer um apelo à população, na noite desta quarta-feira (12), para adesão à vacinação.

Em vídeo postado no Instagram, o secretário disse que entre os leitos clínicos, 54% são de pacientes sem vacina ou esquema vacinal incompleto. “Os não vacinados complicam e necessitam mais de internação do que os vacinados. A vacina é a única arma que temos para combater esse vírus. Vacinem-se”, finalizou ele, na postagem.

Os casos de Covid-19 também aumentaram nesta quarta-feira, como mostra o boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). O Amazonas teve o diagnóstico de 1.659 novos casos. Em Manaus, 1.483, sendo 457 casos a mais do que na terça-feira (11), quando havia 1.026.

Internados em Manaus há 123 pacientes, sendo 89 em leitos clínicos (10 na rede privada e 79 na rede pública), 33 em UTI (3 na rede privada e 30 na rede pública) e 1 em sala vermelha.

A FVS informou que das 40 novas internações, 15 são gestantes/puérperas atendidas na unidade de referência do Estado, diagnosticadas positivas para a doença, por meio da estratégia de testagem. Dessas, 13 foram internadas por razões obstétricas e 2 por Covid-19. Do total de 15 novas internações de grávidas, 6 apresentam sintomas leves e 9 estão assintomáticas.

Há ainda outros 9 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 7 estão em leitos clínicos na rede privada, 2 estão em UTI (1 na rede privada e 1 na rede pública).

No boletim consta, também, que há outros 30 pacientes internados com Covid-19, na rede pública de saúde do interior do estado, conforme informado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Desses, um está em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 29 em leitos clínicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui