Lula e Zelensky tem reunião marcada em Nova York, nesta quarta-feira (20)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aceitou o convite do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para um encontro em Nova York. A reunião bilateral será realizada na tarde desta quarta-feira (20), após o encontro de Lula com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

O presidente brasileiro está em Nova York para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A reunião entre Lula e Zelensky será a primeira entre os dois líderes, após um “desencontro” durante a cúpula do G7, no Japão, em maio. Naquela ocasião, assessores do presidente da Ucrânia alegaram um “conflito de agenda”, enquanto interlocutores do governo brasileiro disseram ter oferecido diversas opções de horário para o ucraniano, que não aceitou nenhuma.

Em julho deste ano, Zelensky expressou interesse em visitar o Brasil. O ucraniano afirmou também gostaria de contar com a presença de outros líderes latino-americanos no encontro.

Na semana passada, Lula gerou polêmica ao afirmar que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não seria preso se decidisse visitar o Brasil, apesar de o Tribunal Penal Internacional ter emitido um mandado de prisão contra o chefe do Kremlin. O Brasil é signatário do acordo que deu origem à Corte.

Horas depois, porém, o petista voltou atrás e declarou que a decisão caberia ao Poder Judiciário. “Não sei se a Justiça brasileira vai prender, isso quem decide é a Justiça. Não é o governo”, disse Lula.

O Brasil tem se posicionado como uma das nações que buscam negociar a paz no Leste Europeu, após a Rússia invadir o território vizinho e instaurar uma guerra com grandes proporções geopolíticas. Lula afirma ser a favor “da paz”, mas tem evitado condenar a Rússia pela guerra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui