LABVERDE: Edital propõe imersão artística com projeto de residência na Floresta Amazônica

A proposta é levar os selecionados a uma imersão na Floresta Amazônica. FOTO: Divulgação.

MANAUS -|Com a proposta de reunir artistas para uma residência e imersão em plena Floresta Amazônica, o LabVerde segue para seu nono ano e está com o edital Labsonora aberto para artistes da Região Amazônica. A novidade é a parceria com o Festival Se Rasgum, de Belém, que amplia suas ações para novas experiências musicais. O projeto tem patrocínio da Natura Musical e da Oi através da lei semear de incentivo à cultura via Governo do Estado do Pará e Fundação Cultural do Pará.

O edital foi lançado no dia 22 de junho e é direcionado para músicxs, instrumentistes, DJs, VJs, artistes sonoros, de slam e artistes do visual, residentes dos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal (Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins), que desenvolvam trabalhos autorais/composições próprias e que tenham, pelo menos, cinco anos de experiência.

Com a proposta de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre natureza, arte e cultura, a residência tem foco na criação artística com debates construtivos e um time de especialistas, pesquisadores do Instituto de Pesquisas da Amazônia, que instigam a interpretação do ecossistema Amazônico, procurando apontar o papel da arte na conscientização socioambiental.

As inscrições vão até o dia 17 de julho e as fichas estão disponíveis on-line no site do LabVerde. Será necessário apresentar minibio, release ou apresentação textual de seu trabalho, links de álbuns, EPs, faixas lançadas, vídeos de performance ao vivo ou portfólio para artistes visuais.

No total, serão 10 selecionados que terão a oportunidade de mergulhar no universo de experimentação em um dos maiores ecossistemas do planeta, em busca de seus sons e imagens com uma programação intensa, mediada por ecólogos e conhecedores locais em reservas ambientais e comunidades indígenas no Rio Negro, Amazonas.

A residência também inclui uma série de discussões, workshops, palestras e apresentações artísticas para aprofundar seu conhecimento sobre a diversidade sociobiológica da Amazônia. 

A seleção dos artistas será realizada por uma comissão de  profissionais e, após essa imersão, os participantes terão um mês para entregar um trabalho finalizado, sobre as questões discutidas durante a residência que serão disponibilizados tanto nas redes do Labverde como da Se Rasgum Produções.

As residências artísticas para os selecionados serão realizadas de 22 de setembro a 1º outubro de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui