Internet de alta qualidade chegará ao Alto Solimões até o final do ano, diz Anatel

Até o final deste ano, uma infraestrutura de comunicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estará estendendo uma conexão de internet de excelência para a área do Alto Solimões, localizada no estado do Amazonas. Além disso, essa mesma oferta de serviço também será disponibilizada para a cidade de Letícia, na Colômbia.

De acordo com a Anatel, das seis infovias planejadas para a localidade, é esperado que três estejam concluídas até o final deste ano, incluindo a de Tabatinga.

As negociações devem progredir nas próximas semanas, e embora a data para a realização da “conexão internacional” ainda não tenha sido divulgada, a agência já está considerando a possibilidade de estabelecer outras parcerias de alcance internacional.

O programa “Amazônia Integrada e Sustentável” tem como objetivo proporcionar conectividade de alta qualidade em regiões distantes dos núcleos urbanos. Isso é realizado por meio da instalação de extensos trechos de cabos de fibra óptica subaquática, que percorrem milhares de quilômetros ao longo dos rios da Amazônia.

“Isso é fundamental porque a conectividade, a internet, ela diminui as distâncias, facilita o empreendedorismo, facilita o social, e quando falo de questão social, falo de educação, falo de saúde, falo de assistência social, então isso é um ganho muito grande para aquela região da calha do Solimões”, disse o governador Wilson Lima.

Sobre o programa

Criado em novembro de 2021, o Projeto Amazônia Integrada e Sustentável tem como objetivo estabelecer uma extensa infraestrutura de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos cursos d’água da região amazônica, além de redes metropolitanas nos municípios interligados à rede de transporte.

As redes que serão estabelecidas possibilitarão a interligação de locais de acesso público, como escolas, centros de saúde, bibliotecas, órgãos de segurança e instâncias judiciais.

O decreto também deu autorização para estabelecer parcerias, tanto públicas quanto privadas, visando a utilização da capacidade adicional das redes já instaladas. Isso assegurará a viabilidade econômica contínua do Programa, ao mesmo tempo que possibilitará a disponibilização de serviços de telecomunicações. Essa operação será supervisionada por um Comitê Gestor, que tem como objetivo assegurar a realização do principal propósito do programa: fornecer serviços de banda larga de alta qualidade para a população da região da Amazônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui