O Projeto de Lei (PL) que obriga a implementação de botões de acionamento imediato à polícia por motoristas, cobradores e passageiros nos ônibus de Manaus foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e agora segue para sanção do prefeito David Almeida.
De acordo com o texto, o ‘Botão do Pânico’ tem o objetivo de inibir a atuação de criminosos nos ônibus de Manaus, em casos de abordagens de marginais. Quando acionado pelos passageiros, o botão liberará um sinal que será integrado aos dispositivos usados pelos policiais militares.
“Precisamos ir até o prefeito, estabelecer um diálogo para que o botão do pânico seja de fato implementado. Cabe a ele sancionar e dar o devido direcionamento. Criamos aqui um ambiente legal, mas precisamos urgentemente ter um ambiente mais seguro para a população.Eu acredito na sensibilidade do prefeito para a sanção deste PL”, afirmou o vereador Lissandro Breval (Avante), autor do PL.
O projeto prevê que a instalação do dispositivo deverá ser feita em toda a frota de transporte, seja ela pública ou privada.