Instabilidade na internet causa problemas em Manaus e Boa Vista

No último fim de semana também houve instabilidade. Foto: Reprodução/Freepik

MANAUS – | A internet voltou a apresentar instabilidade nesta terça-feira (15/02) causando problemas em Manaus e Boa Vista, capitais do Amazonas e de Roraima, respectivamente. No último fim de semana, os usuários também relataram o “apagão” das operadoras de telecomunicações na região norte.

A prefeitura de Manaus informou, por meio de nota, que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelos telefones 192 e fixo não está funcionando devido a problemas técnicos na operadora de telefonia Oi. A orientação é que os chamados sejam feitos pelos números (92) 98842-6101, 190 (Disque-Polícia) ou 193 (Disque-Bombeiros), até que a situação esteja normalizada.

A social media Julyhenna Rodrigues, que mora em Boa Vista, depende da internet para realizar o trabalho e relata que desde sábado (12/02) tem sentido instabilidade no serviço de internet Wi-Fi e móvel. “Ficamos completamente reféns, sem internet não consigo distribuir conteúdos do meu trabalho nas redes sociais, atrasando o planejamento e perdendo até engajamento, o que é muito importante para quem trabalha nesse ramo. As oscilações afetam diretamente a minha prestação de serviço”, ressaltou.

As reclamações dos moradores de Manaus encheram as redes sociais nesta terça-feira e a instabilidade alcançou bairros como Parque 10, Coroado, Aleixo, Cidade Nova, Adrianópolis, entre outros.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), não houve comunicação acerca de degradações ou interrupções de serviço nesta terça-feira (15/02). No entanto, no último sábado (12/02), ocorreram múltiplos rompimentos de cabo de fibra óptica que afetaram de forma significativa os serviços de telefonia móvel e banda larga fixa das prestadoras Claro e Oi. Já as empresas Vivo e Tim não relataram ocorrências.

Em nota, a operadora Claro esclareceu que os serviços estão operando normalmente na Região Norte e que a instabilidade do sinal é causada por “inconsistência sistêmica pontual e também ocorrência de vandalismo na infraestrutura da companhia, já solucionada”, o que pode ter afetado Manaus/AM e Boa Vista/RR.


A operadora Vivo esclareceu que alguns clientes de Manaus podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços devido a “falha em meios de transmissão”, porém já estão normalizados. Já a TIM informou que não foram identificadas falhas de grande impacto na rede nos Estados da Região Norte e segue operando normalmente.

A operadora Oi ressaltou que foram normalizados no domingo (13/02) os serviços de banda larga, Velox e dados móvel em Roraima e no Amazonas que haviam apresentado instabilidade para alguns clientes devido a um rompimento de cabo de fibra ótica entre os municípios de Almerim e Vitória do Xingu (PA).

Notificação

Por conta dos apagões de internet ocorridos em Manaus nos dias 12 e 15 deste mês, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou a empresa Claro/NET, que tem dez dias corridos para responder aos questionamentos do órgão como o número de consumidores afetados e como será realizado o abatimento do valor correspondente ao período em que o serviço foi interrompido.

Caso não haja retorno ou se ele for considerado insatisfatório, a empresa poderá ser multada.

“A falta de internet prejudica diretamente a população, que depende do serviço para trabalhar, estudar e até mesmo para o seu lazer. O Procon-AM está atento às demandas dos consumidores e segue trabalhando para garantir os seus direitos”, afirma o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

Geizyara Brandão
Geizyara Brandão
Jornalista há dez anos, passou por redações de impresso, portal, TV, além de assessoria de imprensa. Formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com pós-graduação em Assessoria e Mídias Digitais pela Faculdade Boas Novas.

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