O Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra) divulgou, através de três portarias no Diário Oficial da União, a aprovação para estabelecimento de três novos assentamentos no Amazonas.
O PAE Cabaliana 1, situado nos municípios de Caapiranga, Anamã e Manacapuru, está projetado para abrigar até 3.200 famílias. Seu propósito primário será a implementação da reforma agrária e o fomento da produção de alimentos.
No município de Nova Olinda do Norte, o assentamento PAE Nova Olinda do Norte tem a capacidade de beneficiar 2.500 famílias e será voltado para a reforma agrária, visando a produção de soja e milho.
Já no município de Carauari, o assentamento PAE Carauari deve beneficiar 1.800 famílias e também será destinado à reforma agrária, focando na produção de cacau e borracha.
A autorização dos assentamentos representa um marco rumo à reforma agrária no Amazonas. As assentadas áreas devem beneficiar inúmeras famílias que enfrentam condições de vida precárias e vulnerabilidade social.
Além disso, os assentamentos reforçam a agricultura familiar no estado. A expectativa é que a produção agrícola nesses será suficiente para assegurar a segurança alimentar da população local.