A Receita Federal abrirá a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda até sexta-feira (22). Os pagamentos serão feitos no dia 29 de setembro, na conta bancária informada no momento da declaração. A data da consulta ainda não foi anunciada oficialmente.
Geralmente, o Fisco abre a consulta à restituição do Imposto de Renda 2023 uma semana antes do pagamento do lote, conforme o calendário divulgado pela Receita Federal.
Para saber se a restituição está disponível, basta acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
O contribuinte que aguarda restituição pode consultar a situação completa da sua declaração no e-CAC. Para isso, basta acessar o extrato de processamento. O programa informa se há pendências que podem impedir o pagamento da restituição, como a chamada malha fina.
O valor da restituição será creditado com juros, calculados com base na Selic. Se o crédito não for realizado, o contribuinte poderá reagendar por meio do Portal BB, acessando o endereço https://www.bb.com.br/irpf, ou da Central de Relacionamento BB, ligando para os telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
O site também informa o status do contribuinte e possíveis erros na declaração.
Neste ano, a Receita recebeu um total de 41,15 milhões de declarações. Os dados da Receita mostram que 60% dos contribuintes que enviaram a declaração têm direito a restituição.