MANAUS – AM | Por “orientação do setor médico”, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), campus Centro, suspendeu, do período de 29 de novembro a 3 de dezembro, as aulas presenciais dos cursos técnicos de nível médio. De acordo com aviso publicado na tarde desta terça-feira (26), a medida é devido ao registro de casos de sintomas respiratórios.
Também nesta sexta, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou, por meio do Boletim Diário de Covid-19, edição 601, a ocorrência de 140 novos casos de Covid-19. Na quinta (25), o número foi de 136. Só em novembro, a FVS já registrou um aumento de mais de 66% de casos.
O aumento coincide com a preocupação do instituto federal, no campus Centro, localizado na Praça 14, Zona Sul. No documento, o diretor geral, Edson Valente Chaves, informa que as aulas deverão ser remotas e que a medida foi tomada por orientação do setor médico do Instituto, que verificou o aumento de doenças respiratórias, considerando as mudanças de temperatura da época, e também o reinício da dupla jornada dos cursos técnicos de nível médio na forma integrada.
Período sazonal da Influenza
A FVS também emitiu alerta, nesta semana, para o período sazonal do vírus da Influenza no Amazonas. A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tem relação com grande ocorrência de chuvas no Amazonas, fazendo as pessoas, inclusive, crianças e adolescentes, terem sintomas gripais.
De acordo com a FVS, a SRAG é caracterizada por, basicamente, sintomas como febre (temperatura maior que 37,8º) ou sensação febril, calafrios, dor de garganta, tosse, nariz escorrendo (coriza), alterações no olfato ou no paladar. Muitos dos sintomas podem ser confundidos com covid.
Ainda segundo a FVS, a recomendação é que sejam mantidos os hábitos de uso de máscara de proteção respiratória, o que já é realizado por causa da pandemia, além do distanciamento social, higiene pessoal e de ambientes.