Nesta segunda-feira (02/10), chega a Manaus a equipe de especialistas em combate a incêndios florestais do PREVFOGO, programa do IBAMA de prevenção e combate à incêndio florestais.
Serão 20 brigadistas e dois especialistas nível 2 de combate à incêndios florestais, com experiências internacionais. Com eles virão equipamentos e tecnologias capazes de contribuir nesse enfrentamento, inclusive com o uso do drone para melhor tomada de decisão.
Os servidores do IBAMA devem ser incorporados ao Comando de Crise para colaborar diretamente nas análises da situação do Estado.
A Superintendência do IBAMA-AM se prepara para receber os servidores com espaços para guarda de equipamentos, salas e computadores, além de disponibilizar viaturas, os servidores locais e toda a sua estrutura loca
“Nossa intenção é conter a fumaça sobre Manaus em no máximo 3 dias com a seleção de áreas prioritárias para o combate” afirmou o Superintendente do IBAMA-AM, Joel Araújo.
Atualmente, mais de 140 brigadistas do Ibama e do ICMBio atuam em sete brigadas de incêndio para conter as chamas que atingem, principalmente, o sul do estado e a região metropolitana de Manaus.
Neste ano, o Ibama aumentou em 18% o número de brigadistas contratados em relação ao ano anterior.
Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo)
O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) é responsável pela política de prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o território nacional, incluindo atividades relacionadas com campanhas educativas, treinamento e capacitação de produtores rurais e brigadistas, monitoramento e pesquisa.