Governo do Amazonas vai recuperar fachada das casas vizinhas ao Parque das Araras

Estima-se que 54 imóveis devem receber as obras. Foto: Tiago Corrêa/UGPE

MANAUS – | O Governo do Amazonas vai reformar a fachada das casas vizinhas ao Parque das Araras, novo espaço público do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), que está sendo construído entre as avenidas Leonardo Malcher e Tarumã, na zona sul de Manaus. Nesta sexta-feira (25/02), equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que executa o Prosamin+, iniciaram as visitas aos moradores para que assinem o termo de aceite e as obras possam ser iniciadas.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, estima-se que 54 imóveis devem receber as obras. E o investimento do Governo do Estado para a recuperação das fachadas será em torno de R$ 324 mil, uma média de R$ 6 mil por residência.

“Aquelas fachadas que não têm reboco e que precisam de pintura irão receber este tipo de serviço. As fachadas serão pintadas na cor que harmonize com o conceito do Parque das Araras, que está muito bonito. Em breve, Manaus vai ganhar um excelente parque para a população”, explicou o coordenador.

Além de reboco e pintura, todas as casas com acesso ao Parque das Araras terão portões direto para o espaço.

“A gente se sente feliz, porque não pode fazer isso por questões financeiras mesmo. Graças a Deus que estão fazendo isso na minha casa”, agradeceu Nádia Costa Romane, que não pensou duas vezes ao assinar o termo de aceite.

“Além de muito bonito, vai ficar bem organizado”, elogiou Greicimar de Oliveira Carvalho, que também terá a frente da casa reformada.

A obra do Parque das Araras integra um conjunto de intervenções que estão sendo feitas pela UGPE, no leito do Igarapé do Mestre Chico. Com área de quase 15 mil metros quadrados, o novo parque vai beneficiar os moradores dos bairros da zona sul, com espaço para prática esportiva, convívio social e áreas verdes, oferecendo mais lazer e bem-estar para a comunidade do entorno e para a população de Manaus.

A intervenção no trecho consiste, ainda, em obras de macro e microdrenagem e mais de 995 metros de novas redes de esgoto sanitário. Também estão sendo construídas praças, academias ao ar livre, quadras multiuso e playground infantil, e será realizada a reposição da flora, plantio de mudas e paisagismo na área. A previsão de entrega é para o primeiro semestre de 2022.

O aposentado Plácido Generoso de Oliveira, morador há 69 anos da área, destacou as benfeitorias do Prosamin+, que acabou com as alagações na área. “É a primeira vez que olham para a gente aqui. Quando chovia, alagava até a metade da casa e trazia muito prejuízo. Hoje não alaga mais”, comemorou.

Luiz Carlos Coelho de Moraes disse que as obras do Prosamin+ valorizam os imóveis na área. “Tô achando uma maravilha o progresso chegando, a gente nunca imaginava que ia acabar a alagação no igarapé; e hoje em dia a gente está tranquilo. A gente se sente muito feliz, inclusive os imóveis vão valorizar mais e o parque vai ser muito bom para as novas gerações”, disse o morador.

Equipes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) iniciaram as visitas aos moradores. Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Obras complementares

O Parque das Araras integra um conjunto de obras complementares, que a atual gestão do Governo do Amazonas realiza em trechos dos Igarapés do 40 e Mestre Chico, não contempladas em fases anteriores do Prosamin. Um exemplo, nesse sentido, é a ligação viária entre as ruas Silves e Maués, que deveria ter sido feita pelo Prosamin II, também de gestão passada. Dessas áreas, já foram reassentadas cerca de 6 mil pessoas, desde 2019, quando assumiu o atual governo.

Sobre a UGPE

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) é um órgão do Governo do Amazonas. Tem por missão planejar e executar políticas públicas voltadas à promoção de melhorias nas áreas de saneamento básico, urbanismo e socioambiental.

A UGPE executa os projetos de implantação do Prosamin+. Com as obras do Programa, o objetivo é contribuir, de forma sustentável, para a melhoria dos problemas socioambientais e urbanísticos da população residente nas áreas de abrangência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui