Governo do Amazonas conclui instalação de LED em Pauini e inicia em Canutama

Além dos dois municípios, o programa também alcançará, até abril, Guajará e Ipixuna

0
48

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas concluiu, na noite desta segunda-feira (26/02), a implantação de LED no município de Pauini (a 923 quilômetros de Manaus). Foram implantados na sede do município 710 pontos de iluminação pública.

Os serviços, realizados por meio do Programa Ilumina+ Amazonas, foram concluídos antes mesmo do prazo previsto no cronograma e, agora, a equipe está em Canutama (a 864 quilômetros de Manaus), que também será iluminada com LED.

Conforme o planejamento inicial, os serviços em Pauini deveriam iniciar nesta terça-feira (27/02). Porém, foram antecipados em uma semana, conforme revelou o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo.

“Os equipamentos e materiais foram descarregados em Pauini no dia 17 de fevereiro e o processo de instalação teve início no dia 19, alcançando sua conclusão em apenas 8 dias. Com o adiantamento do cronograma, o município de Canutama, que estava na vez, também foi beneficiado mais rápido do que inicialmente previsto”, destacou.

O programa de modernização da iluminação pública do interior substitui, por LED, lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, que são tradicionalmente utilizadas, gerando uma economia de até 60% no custo de energia. Garante, ainda, a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera e permite maior luminosidade nas vias públicas.

Em Canutama, onde os serviços estavam previstos para serem feitos de 11 a 20 de março, os trabalhos começaram nesta terça-feira com a montagem das luminárias nos “braços” que serão instalados nos postes de iluminação pública. A sede do município está programada para receber 684 pontos, enquanto a comunidade de Belo Monte será contemplada com mais 181.

A meta do Governo do Amazonas é alcançar, até 2025, todos os municípios do interior com iluminação de LED. “Conforme orientado pelo governador Wilson Lima, o objetivo é estar, até a COP 30, que acontece em novembro de 2025, com a tecnologia de LED implantada na iluminação pública em todos os municípios do Estado. E estamos cada vez mais próximos dessa realidade com o avanço significativo do programa no interior”, explica Marcellus Campêlo.

Com Pauini, o Programa Ilumina+ Amazonas alcança 35 municípios e 52 comunidades rurais e indígenas, com iluminação pública de LED, saindo dos antigos 61.439 para 62.149 pontos de iluminação em todo o Estado.

Fotos: Edilmar Lopes / UGPE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui