Foco positivo

As inovações surgem quando as pessoas focam em desenvolver uma ideia ou projeto. Mas, se todo projeto visa alcançar metas e objetivos positivos, por que perder tempo com pessimismo, quando deveríamos focar na ação?

Pensamento positivo traz felicidade e otimismo, duas características das pessoas bem-sucedidas que, por sua vez, são bem resolvidas, mais plenas e mais felizes.

Isso acontece, segundo a Ciência, porque emoções positivas liberam substâncias como dopamina e serotonina, hormônios da felicidade, do prazer, da satisfação e do bem-estar, que nos tornam mais aptos ao aprendizado, à clareza e ao raciocínio. Um efeito cascata.

Focar no positivo também nos dá força para lutar e enfrentar as tempestades no meio do caminho.

Por outro lado, pensamentos tipo não vai dar certo”, “não vou conseguir”, “não tenho capacidade”, “não tenho dinheiro”, “não tenho tempo” conduzem o cérebro a processar sentimento de incapacidade ou impossibilidade.

O filme Walt Antes de Mickey, dos diretores Armando Gutierrez e Arthur L. Bernstein, baseado na biografia escrita por Timothy S. Susanin, mostra que as pessoas mais bem-sucedidas do mundo, também passaram por momentos difíceis. E foi justamente a forma como lidaram com os percalços da jornada que as moldaram para o sucesso.

Não é o que aconteceu com você que vai te definir, mas é como você se posiciona diante dos acontecimentos, sejam ruins ou bons. Um tropeço não pode nos levar para baixo, nem os contratempos. Pelo contrário, eles podem ser a bússola a apontar para a retomada da rota, se estivermos dispostos a aprender com eles e ressignificar a jornada.

Antes de construir seu legado, Walt Disney experimentou sucessivos fracassos. Mas desistir nunca foi uma opção, pois acreditava no que estava se propondo.

E olha que o idealizador do mundo dos sonhos da Disney enfrentou situações extremas, como por exemplo, comer restos de uma lixeira. Foi esse, a propósito, o momento eureca daquela que seria sua maior criação e o começo da virada: o encontro com um ratinho, isso mesmo, um roedor com quem dividiu restos de uma lixeira, foi o que inspirou a criação de Mickey Mouse.

Walt era teimoso, persistente, determinado e obstinado. Nunca duvidou de si mesmo, nem desistiu dos seus sonhos.

As lições de perseverança diante das dificuldades, a busca constante por seus objetivos são aprendizados e fonte de inspiração.

Já imaginou o que teria acontecido se Walt Disney tivesse desistido do sonho?

Prosperar na vida também exige ação.

Não conheço um pessimista que prosperou. Mas aqui vale um parêntese: pensamento positivo não pode mascarar o devaneio sem propósito. Quem disse que sonhar não custa nada estava certo. Acontece que o sonho não vira realidade sem ação consciente e consistente. Portanto, não basta ser otimista, tem que ter ação concreta e planejada.

Na sua jornada de crescimento, busque também equilíbrio e harmonia. E não se esqueça de valorizar e reconhecer o esforço das pessoas que estão ao seu lado na caminhada. Afinal, ninguém consegue ser feliz sozinho!

Com perseverança, ação e uma boa dose de otimismo, a vitória é certa!

(Artigo Publicado originalmente no Portal Amazonas Atual)

Roseane Mota
Roseane Mota
Roseane Mota é jornalista, formada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e aluna do programa mentorado Bússola Executiva. É servidora pública do quadro efetivo do Estado e coordenadora de Comunicação na Unidade Gestora de Projetos Especiais - UGPE, do Governo do Amazonas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui